Hemeroteca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (364 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
China supera EUA como maior potência industrial
WASHINGTON, 14 março 2011 (AFP) - A China destronou os Estados Unidos em 2010 e se tornou a maior potência manufatureira do mundo, segundo um estudodo centro de pesquisas econômicas IHS Global Insight.
A produção industrial da China representou 19,8% da produção manufatureira mundial em 2010, enquanto a parcela dos Estados Unidos representou19,4%, segundo o IHS.
De acordo com o estudo, o valor agregado da produção industrial chinesa alcançou US$ 1, 995 trilhão (correntes) em 2010, contra US$ 1, 952 trilhão para os Estados Unidos.
"Aprodução manufatureira americana registrou uma forte recuperação em 2010, com um crescimento de 12,6% em valor agregado", destaca o IHS, mas o crescimento maior na China e a valorização do yuan em comparaçãoao dólar permitiram à República Popular da China superar os Estados Unidos.
O estudo destaca, no entanto, que a produtividade continua sendo bem superior nos Estados Unidos: "com 11,5 milhões detrabalhadores, o setor industrial americano produz quase o mesmo valor registrado pelo setor industrial chinês com 100 milhões de trabalhadores".

Comentários:
Depois da crise dos Estados Unidos queteve reflexo no mundo todo o país volta a se recuperar em 2010 com um crescimento de 12,6% no valor agregado da produção manufatureira, porém esse aumento foi superado pela produção industrial da China,segundo dados do IHS, destronando assim a grande potência.
Fazendo uma análise crítica do artigo podemos concluir que essa superação na produção não foi de toda justa, pois teve ajuda da valorizaçãodo Yuan em relação ao dólar, e a discrepância populacional entre esses dois países que é muito grande. Economicamente a China superou os Estados Unidos que sempre investiu em tecnologia para aumentarprodução, já à China sempre apostará todas suas cartas no diferencial populacional, isso é, mão-de-obra.
A diferença da produção foi muito pequena, se compararmos com a grande diferença...
tracking img