hematolgia

316 palavras 2 páginas
Faculdade Literatus

Disciplina: Hematologia Clínica
Professora: Miharu Maguinoria Matsuura Matos
Alunas: Karen Renata Dias e Rosiane Matias
Turma: 7Far1-11N

1) Citar as formas de coleta de sangue.
R: Coleta com seringa e Agulha descartáveis; Coleta com seringa a vácuo; Coleta múltipla; Coleta de sangue venoso a vácuo ou por seringa e agulha; Coleta de sangue via cateter de infusão; Coleta de sangue com seringa e agulha; Coleta de sangue via cateter de infusão com heparina.

2) Tipos de anticoagulantes disponíveis, seu mecanismo de ação e sua aplicabilidade.
R: EDTA é recomendado para hematologia por preservar melhor a integridade das células sanguíneas, atua bloqueando o Cálcio ionizado por quelação, formando o complexo EDTA-Cálcio. Utilizado em hemogramas e biologia molecular. Fluoretos considerado como conservador de glicose do sangue age como anticoagulante fraco, junto com outro anticoagulante como o oxalato de potássio é eficaz na concentração de -2mg/ml de sangue. Exerce sua ação preservativa ao inibir os sistemas enzimáticos da glicólise. Utilizado em testes de glicose. Citratos atuam no íon cálcio, utilizado para exames de coagulação e VHS. Heparina anticoagulante natural extraído do fígado atua na trombina impedindo a transformação do fibrinogênio em fibrina. Utilizado em gasometria, hematologia, dosagens bioquímicas, imunologia.

3) Procedimentos práticos (sequencia) de coleta de sangue.
R: Posicionamento do braço; Garroteamento; Seleção da região de punção.

4) Principais intercorrências na coleta de sangue no momento da punção.
R: Doloroso ao paciente, a hiperventilação pode alterar potencialmente os valores dos gases do sangue. Pode ser difícil de localizar as artérias, risco de mistura de sangue arterial com venoso. Risco de complicações para paciente, nem sempre é recomendável realizar punção arterial. Problema na segurança do usuário, risco de acidentes com picada na agulha. Necessita pessoal

Relacionados