Helo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE

Professor Silvestre Kestring

A criação das escolas teve como finalidade transmitir a cultura dos grupos às novas gerações e, em geral, formar o ser humano como membro integrante do grupo. Tanto os pais no interior da família, como a comunidade quando se preocupa com o futuro de seus membros, respondem a esse problema criando institutos chamados genericamente deescolas. Isso ocorre hoje e da mesma forma na Antigüidade e em todas as culturas humanas.
Da necessidade de ter escolas atendendo aos interesses de cada comunidade, surgem também os diversos tipos de escolas. Assim, existem as escolas particulares, confessionais, profissionalizantes, públicas, acadêmicas, enfim, diferentes tipos que atendem aos interesses de cada grupo em sua região específica.Nos dias atuais, o modelo de escola adotado atende aos interesses do desenvolvimento e da manutenção do sistema econômico e social conhecido como capitalismo industrial e financeiro. Esse sistema se baseia, fundamentalmente, no princípio da formação de um ser humano produtor e consumidor. Ele prevê a manutenção de direitos e deveres individuais e sociais, bem como de relações humanas marcadaspela influência das relações de trabalho e de consumo. Isso quer dizer: através da organização do trabalho, o sistema produz uma variedade de bens de consumo que serão adquiridos pela população, movimentando o mercado e identificando aqueles que atuam como produtores e como consumidores. Forma-se com isso o círculo da produção e do consumo. Diria um especialista de mercado que, se existe produção,deverá existir de outro lado, o consumo; caso contrário, alguma coisa está errada no sistema.
Em termos sociais, assim como na Antigüidade em que o trabalho era obrigação de escravos, hoje, no sistema capitalista, o trabalhador se especializou e ganhou por isso certo status. É claro, isso não significa que todas as sociedades, nos dias atuais, tenham no trabalho uma forma de realização humana. Agrande maioria das pessoas está excluída e marginalizada do sistema, sofrendo condições até piores que a dos escravos de antigamente.
De que tipo de escola a sociedade atual necessita? As escolas sempre foram como as que temos hoje? Como devem ser organizadas as escolas para atender aos reais interesses do ser humano? Como deveria ser a escola atual?
As escolas de formação humana existiram e aindaexistem em todas as culturas, e podem ser classificadas como naturais e formais. As escolas naturais são as que se organizam como extensão natural do grupo humano, ou seja, não são pensadas e não se originam em decorrência de organização sistemática. Ao contrário, as formais decorrem de um estudo que procura formar um determinado tipo de ser humano. As escolas formais partem do princípio de quese tem necessidade de formar um tipo específico de ser humano. No sistema capitalista, apresentado anteriormente, tem-se a necessidade de formar um ser humano que saiba produzir e consumir. Esse tipo de escola é formal e organiza o currículo, as matérias e os conteúdos buscando atender às exigências do mercado de produção e de consumo.
As escolas formais, aqui no Ocidente, se espelham no modelodas escolas gregas criadas na Antigüidade. Especificamente segue-se o modelo da Academia Platônica. Essa escola teve sua origem com o filósofo grego Platão que, no século IV antes de Cristo, fundou na cidade de Atenas uma escola diferente de outras e que ficou conhecida como Academia. Isso não significa que todas as atuais seguem à risca o ideal da Academia Platônica. Ter ou não o saber sobre aantiga escola platônica pouco importa. A questão é: as escolas formais que seguem o ideal da academia atendem às reais finalidades de uma escola superior? Elas cumprem com seu papel social? Observa-se que para alcançar esse objetivo seus dirigentes estão promovendo muitos encontros e discussões buscando melhorar sua inserção no âmbito social e comunitário.
Na Grécia, como em outras culturas, era...
tracking img