Helmintos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Helmintos

A palavra helminto significa verme parasita. Embora os helmintos não sejam microorganismos, as varias técnicas utilizadas para diagnóstico das infecções helmínticas são realizadas em umlaboratório de microbiologia clinica. Os helmintos infectam o homem, outros animais e vegetais. Os helmintos que infectam a seres humanos são sempre endoparasitas.
Os helmintos são organismoseucarióticos multicelulares, do Reino Animália. As duas principais divisões dos helmintos incluem vermes cilíndricos (Nematoda ou nematódios) e achatados (Platyhelmintes) são ainda divididos em forma de fita(cestódios) e com forma de folha (trematódios).
O típico ciclo de vida de um helminto inclui três estágios: ovo, larva e verme adulto. Os adultos produzem ovos dos quais emerge a larva e esta setransforma em verme adulto. O hospedeiro que abriga o estágio larvar é chamado hospedeiro intermediário, enquanto o hospedeiro que abriga o verme adulto é chamado hospedeiro definitivo. Algumas vezes oshelmintos possuem mais de um hospedeiro intermediário ou mais de um hospedeiro definitivo. A tênia do peixe, por exemplo, é conhecida como um parasita de três hospedeiros, tendo seu ciclo de vida umhospedeiro definitivo (o homem) e dois hospedeiros intermediários (um crustáceo de água doce chamado Cyclops e um peixe de água doce). Cães, gatos ou o ser humano podem servir como hospedeirosdefinitivos para a tênia do cão.
As infecções helmínticas são principalmente adquiridas pela ingestão do estágio larvar, embora algumas larvas sejam injetadas via picada de insetos infectados e outraspenetram no corpo através da pele.

Algumas infecções helmínticas

• Pele – Oncocercose, também conhecida como “cegueira do rio”;
• Tecido muscular – Triquinose Dracunculíase, também conhecida comoverme do Guiné;
• Olhos – Oncocercíase
• Sistema respiratório – Paragonímiase
• Trato gastrointestinal – Ascaridíase, Ancilostomíase, infecção por oxiúros (enterobíase), Tricuríase, Teníase...
tracking img