Hello

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 33 (8237 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CGE 2045

Processo Seletivo
CURSOS TÉCNICOS

Instruções Gerais

Verifique se este caderno está completo, da página 3 à 26. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questão tem cinco alternativas: a – b – c – d – e. Somente uma alternativa é correta.

As respostas deverão ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme asinstruções que serão dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c é a única correta.

Não vire a página. Aguarde a orientação do examinador.

CGE 2045

L Í N G U A

P O R T U G U E S A

O texto abaixo se refere à questão 1.

Prazer de existir
Solte a imaginação e pense, nem que seja por alguns instantes, em comoseria bom viver curtindo cada momento. Centrado e tranquilo, você não daria importância a pequenos problemas. Pelo contrário: diante de alguma dificuldade corriqueira, abriria um sorrisão daqueles e pensaria que, na vida, tudo se ajeita. Passaria mais tardes ao lado dos amigos queridos e da família. Ouviria mais as músicas de que gosta. Prestaria mais atenção na beleza que é um dia ensolarado deinverno. Ou no prazer de comer aquela torta deliciosa que só sua mãe sabe fazer. Daria risadas com frequência, principalmente de si mesmo. Encucaria menos com o amanhã e aproveitaria todas as horas de hoje, ciente de que elas não voltam mais. Enfim, não desperdiçaria o tempo com besteiras, como tanta gente faz por aí. Que sonho, não? Lá no fundo, você deve estar suspirando, imaginando que ninguémconsegue viver tão intensamente, tão... vivamente. Engano seu!
Fonte: SALLUM, E. Prazer de existir. In: Revista Vida Simples, n. 18, jul. 2004.

1. O texto tem como finalidade a. b. c. d. e. demonstrar a necessidade de curtir a vida e respeitar a família. refletir sobre as atitudes necessárias para viver intensamente. propor a maneira correta de levar uma vida responsável. apresentar as dificuldadesde viver uma vida saudável. revelar a importância de viver e solucionar problemas.

O texto abaixo se refere à questão 2.

Apelo
Amanhã faz um mês que a senhora está longe de casa. Primeiros dias, para dizer a verdade, não senti falta, bom chegar tarde, esquecido nas conversas de esquina. Não foi ausência por uma semana: o batom ainda no lenço, o prato na mesa por engano, a imagem de relanceno espelho. Com os dias, Senhora, o leite pela primeira vez coalhou. A notícia de sua perda veio aos poucos: a pilha de jornais ali no chão, ninguém os guardou embaixo da escada. Toda a casa era um corredor deserto, e até o canário ficou mudo. Para não dar parte de fraco, ah, Senhora, fui beber com os amigos. (...) Acaso é saudade, Senhora? Às suas violetas, na janela, não lhes poupei água e elasmurcharam. Venha para casa, Senhora, por favor.
Fonte: TREVISAN, D. Mistérios de Curitiba. Rio de Janeiro: Record, 1979, p. 73.

2. O sentido atribuído à palavra “Senhora” a. b. c. d. e. representa a ausência de intimidade entre narrador e personagem. expressa o grau de informalidade entre o narrador e a personagem. revela implicitamente a condição da mulher numa sociedade machista. evidenciaa caracterização da personagem de maneira formal. ressalta o sentimento de superioridade assumido pela mulher.

3

CGE 2045

O texto abaixo se refere à questão 3.

[...] E sons soturnos, suspiradas mágoas, Mágoas amargas e melancolias, No sussurro monótono das águas, Noturnamente, entre remagens frias. Vozes veladas, veludosas vozes, Volúpias dos violões, vozes veladas, Vagam nos velhosvórtices velozes Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas. Tudo nas cordas dos violões ecoa E vibra e se contorce no ar, convulso... Tudo na noite, tudo clama e voa Sob a febril agitação de um pulso. Que esses violões nevoentos e tristonhos São ilhas de degredo atroz, funéreo, Para onde vão, fatigadas no sonho, Almas que se abismaram no mistério. [...]
Fonte: CRUZ E SOUSA. Violões que choram....
tracking img