Helio fervenza - obras e bibliografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2170 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|RECRUTAMENTO |


Introdução

As organizações escolhem as pessoas que desejam como funcionários e as pessoas escolhem as organizações onde pretendem trabalhar e aplicar seus esforços. Trata-se de uma escolha recíproca que depende de inúmeros fatores e circunstâncias. Maspara que essa relação seja possível é necessário que as organizações comuniquem e divulguem as suas oportunidades de trabalho a fim de que as pessoas saibam como procurá-las e iniciar seu relacionamento.


Este é o papel do recrutamento: divulgar no mercado as oportunidades que a organização pretende oferecer para as pessoas que possuem determinadas características desejadas. Orecrutamento funciona como uma ponte entre o mercado de trabalho e o mercado de RH.




DEFINIÇÕES

“O PROCESSO DE SELEÇÃO É UMA SÉRIE DE PASSOS ESPECÍFICOS, PARA DECIDIR QUE RECRUTADOS DEVEM SER CONTRATADOS”.

WERTHER E DAVIS

“A ESCOLHA DO HOMEM CERTO PARA O CARGO CERTO, OU MAIS, ENTRE OS CANDIDATOS RECRUTADOS AQUELES QUE MAIS SE ADEQUADOS AOS CARGOS EXISTENTES NAEMPRESA, VISANDO MANTER OU AUMENTAR A EFICIÊNCIA E O DESEMPENHO DO PESSOAL.

CHIAVENATO







CONCEITOS E TIPOS DE RECRUTAMENTO
Recrutamento é um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É basicamente um sistema de informação, através do qual a organização divulga e oferece aomercado de recursos humanos a oportunidade de empregos que pretende preencher. Para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção: a função do recrutamento é a de suprir a seleção de pessoal de matéria prima básica (candidatos) para seu funcionamento adequado.
O recrutamento desenvolve técnicas e atividadesorientadas e dirigidas para a identificação e atração da mão de obra. O processo de atração é decorrente de mecanismo especifico revelado pelo interesse em obter determinada mão de obra que atenda a seus princípios políticos e culturais. O mesmo não ocorre com o trabalho de identificação. Essa forma de atuação não implica no desenvolvimento de estudos e pesquisas, visando localizar determinadostipos de profissionais segundo suas áreas de especificação.
Em relação ao processo de identificação, existem atualmente no mercado, profissionais identificados como “HEADHUNTERS” ou “CAÇADORES DE TALENTOS”, cuja função é localizar outros profissionais que possam prestar serviços à organização.
O recrutamento consiste nas atividades relacionadas com pesquisa e intervenção sobre asfontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas, entre as quais possivelmente, aquelas necessárias para a consecução dos seus objetivos. É uma atividade que tem por objetivo imediato atrair novos candidatos, dentre os quais serão selecionados os futuros participantes da organização. Neste sentido o recrutamento é uma atividade de relações publicas e de envolvimento daorganização com a comunidade que a rodeia. Mais ainda, é uma atividade da comunicação com o ambiente externo.
O processo de recrutamento pode ser interno e externo:
. Recrutamento Interno
• Visa atrair os candidatos que já atuam na organização
• Em algumas empresas é utilizado Programas de Trainees, aproveitando os próprios empregados.
Vantagens:
• Aproveita melhor o potencialhumano da organização;
• Motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos atuais funcionários;
• Funcionários adaptados à cultura organizacional;
• Desempenho e potencial conhecidos;
• Custo menor que o recrutamento externo
Desvantagens:
• Pode bloquear a entrada de novas idéias e experiências;
• Facilita a acomodação (permanência do status quo) e...
tracking img