Helga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Antologia
MEUS CONTOS PREFERIDOS
Lygia Fagundes Telles
TELLES, Lygia – Fagundes. Helga. In: Antologia – Meus contos preferidos.
Rio de Janeiro: Rocco, 2004.HELGA
ENREDO: Um jovem brasileiro do sul de Brasil, filho de mãe alemã e pai brasileiro e desconhecido, chamado Paulo Silva ou Paul Karsten que durante asegunda Guerra Mundial passava férias na Alemanha, onde conhece Helga, por quem se apaixona.Uma bela jovem que durante o primeiro bombardeio à cidade de Hamburgo perdera uma das pernas. Por isso, usavauma valiosa e rara perna ortopédica- mecânica.
Paul vivia do que arrecadava com o tráfico de alimentos. Mas ao conhecer o pai de Helga, este o propôs que traficasse penicilina, assegurando altolucro em curto período de tempo. No entanto, esbarravam na falta do capital inicial.
Paul acaba por se casar com Helga e na noite de núpcias foge roubando-lhe a perna mecânica que em seguida vendeu,arrecadando o dinheiro com o qual iniciou o seu comércio ilegal de penicilina que o tornou um homem rico. Alguns anos mais tarde voltou para o Brasil anistiado e rico.
TEMPO: O tempo é cronológico. Aação se passa durante a II Guerra Mundial.
FOCO NARRATIVO: Terceira pessoa, narrador observador.
ANÁLISE CRÍTICA: De estilo simples e direto, trata-se de um conto envolvente e leitura cativante que nospermite viajar à década de 30, na era de Hitler e vivenciar os conflitos sociais vividos pelo homem em sociedade e o meio familiar. Exalta a mesquinharia humana e o egoísmo, onde a questão principalgira em torno de um verdadeiro amor e ambição desmedida por riqueza - em se fazer fortuna. Um texto intimista que nos obriga a refletir sobre os verdadeiros valores morais e a incessante luta entre oser individual - o egocentrismo - e o bem compartilhado.
Recomendado para quem busca uma leitura prazerosa e uma profunda reflexão em relação a princípios e prática morais doravante esquecidos....
tracking img