Heitor villa lobos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Heitor Villa-Lobos

O compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (05/03/1887 – 17/11/1959) nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Filho de Raul Villa-Lobos e Noêmia Monteiro Villa-Lobos, o pequeno Tuhu (labareda, em tupi), apelido que recebeu quando era criança, viria a ser o maior compositor de música clássica das Américas.
O seminário pretende mostrar como foi a vida e a produção musical docompositor carioca, que buscou representar o Brasil através de uma linguagem clássica, mas popular, a partir do momento que decidiu incendiar as multidões como se fosse uma verdadeira labareda (tuhu).
O contexto histórico será o primeiro tema abordado no seminário. Mostraremos os principais fatos que ocorreram na política e na economia no Brasil e no mundo durante os anos em que Villa-Lobos estevefisicamente entre nós (1887-1959), já que seu trabalho continua sendo um dos mais importantes símbolos de nossa identidade cultural.
Após identificarmos o binômio tempo-espaço, iremos apresentar a vida de Villa-Lobos. Nesse momento, iremos falar sobre a família, os amigos, os trabalhos, as mulheres, a educação e as condições sócio-econômicas em que viveu.
Apresentados o contexto histórico e a vidade Villa-Lobos, resolvemos falar sobre sua produção/composição. As principais obras de Villa-Lobos serão apresentadas em sala de aula, por meio de trechos de suas composições e filmes nos quais ele foi representado. Além disso, falaremos sobre sua formação musical: violoncelo, violão e piano.
A Semana de 22 e o Estado Novo são temas importantes no trabalho, pois são decisivos não apenas na formacomo Villa-Lobos irá desenvolver suas composições, mas onde ele irá buscar inspiração e como pretende educar seu público-ouvinte.
Em Cultura x Entretenimento, analisaremos a diferença entre esses conceitos e a relação que cada um deles tem com o trabalho de Villa-Lobos. Questões referentes ao processo histórico, cultura de resistência, folclore, e a construção de uma identidade serão comparadasem sala de aula, além de um painel sobre as principais críticas e elogios que personalidades fizeram ao trabalho villa-lobiano.
As principais comemorações realizadas para lembrar os cinqüenta anos sem Heitor Villa-Lobos serão mostrados no tópico Memória. Indicaremos espetáculos de teatro, filmes, shows e orquestras cuja temática é a vida e obra de Villa-Lobos.
Para finalizar, mostraremos o painelPersonalidades com imagens de Villa-Lobos e aqueles que influenciaram sua vida pessoal e profissional, além de algumas curiosidades sobre o patrono da música clássica no Brasil.

Ø RESUMO

Contexto histórico: Mundo x Brasil
Vida: Villa-Lobos e suas paixões
Obra: Villa-Lobos, seus instrumentos e inspirações
Semana de 22: Villa-Lobos modernista
Estado Novo: Villa-Lobos educador
Culturax Entretenimento: Villa-Lobos entre a crítica e o elogio
Memória: 50 anos “sem” Villa-Lobos
Personalidades


BIBLIOGRAFIA

Livros:

Villa-Lobos e a Música Popular Brasileira, Ermelinda Paz.
O livro de Ermelinda Paz é importante fonte de informações sobre o período em que Villa-Lobos consagrou-se como compositor de música clássica no Brasil e no mundo, pois reúne depoimentos de pessoasque tiveram relação direta com a vida e obra do artista carioca. Além disso, traz curiosidades sobre Villa-Lobos, arquivos sobre suas partituras e a história dos principais nomes da MPB.

Filmes:

Villa-Lobos – uma vida de paixões
Villa-Lobos prepara-se para um concerto de gala no Teatro Municipal onde será homenageado. É a última vez que o Maestro sai de casa. Durante o concerto, são evocadaslembranças de sua vida, que saltam no tempo e no espaço e utilizam a música como elemento dramático fundamental. Neste percurso emocional ao passado, Villa-Lobos confronta a violência do pai, o peso da tristeza materna, o desencontro afetivo com Lucília, sua primeira mulher, a impossibilidade de ter filhos, a rejeição de sua arte num meio cultural colonizado, o fracasso e a falta de dinheiro, a...
tracking img