Heiner müller

Páginas: 9 (2120 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
Heiner Müller

Heiner Müller (09 de janeiro de 1929 - 30 dezembro de 1995) foi um alemão (ex- Alemanha Oriental ), dramaturgo , poeta , escritor , ensaísta e diretor de teatro . Descrito como "o maior poeta vivo do teatro", Müller é sem dúvida o mais importante dramaturgo alemão do século 20 depois de Bertolt Brecht . Seu "enigmático, pedaços fragmentados" é uma contribuição significativa parao drama pós-moderno “teatro pós-dramático”.

Sumário:

Biografia1
Relação das peças de Heiner Müller3
Legado4
Produções dirigdas por Heiner Müller4
Literatura5
Material Primário5
Material Secundário5
Referências Bibliográficas6
Links Externos6

Biografia

Müller nasceu em Eppendorf, Saxônia. Ele se juntou ao Partido Socialista Unificado da Alemanha ( Sozialistische EinheitsparteiDeutschlands, SED ) em 1947 e começou a servir para a Associação de Escritores Alemães ( Deutscher Schriftsteller - Verband, DSV ) em 1954. Müller tornou-se um dos mais importantes dramaturgos da República Democrática da Alemanha e ganhou o Prêmio Heinrich Mann em 1959 e o Prémio Kleist, em 1990.
Sua relação com o Estado da Alemanha Oriental começou a deteriorar-se, com o seu drama DieWeiberkomödie (Comédia de Mulheres ), que foi censurado em 1961 depois de apenas uma performance. Müller foi banido da Associação de Escritores, no mesmo ano. O governo da Alemanha Oriental manteve-se a censura sobre Müller nos anos posteriores, proibindo a estréia de Der Bau (A Construção) em 1965 e censurando o seu Mauser no início de 1970. No entanto, apesar dessas dificuldades, o trabalho de Müllercomeçou a ganhar popularidade. Muitas de suas peças mais conhecidas deste período foram estreadas no Ocidente: isso inclui Germania Germânia Morte em Berlim, que foi estreada em 1978 no Kammerspiele de Munique. Heiner Müller mesmo dirigiu uma produção de A Missão ( Der Auftrag ), em Bochum, em 1982. Em Paris, Jean Jourdheuil dirigiu a estreia mundial da Hamletmachine ( Die Hamletmaschine ) em1979. Traduções de Inglês, primeiro por Helen Fehervary Marc Silberman e, em seguida, por Carl Weber, Müller apresentou-se ao mundo falando Inglês em meados dos anos 1970;
Devido à sua fama crescente no mundo inteiro, Müller conseguiu recuperar a aceitação na Alemanha Oriental. Ele foi admitido na Academia das Artes ( Akademie der Künste ) da RDA em 1984 - apenas dois anos antes de se tornar ummembro da Academia das Artes de Berlim Ocidental. Mesmo com essas honras, Müller não foi readmitido na Associação de Escritores Alemães até 1988, pouco antes do fim da RDA. Após a queda do Muro, Müller tornou-se presidente da Academia das Artes por um curto período, em 1990, antes de sua inclusão na Alemanha Ocidental Akademie. Em 1992, ele foi convidado a integrar a direção do BerlinerEnsemble, antiga companhia de Brecht no Theater am Schiffbauerdamm, como um dos seus cinco membros, juntamente com Peter Zadek, Palitzsch Pedro, Fritz Marquardt e Matthias Langhoff. Em 1995, pouco antes de sua morte, Müller foi apontado como o único diretor de teatro artístico.
Durante os últimos cinco anos de sua vida, Müller continuava a viver em Berlim e trabalhado em toda a Europa, principalmente nadireção de produções de suas próprias obras. Ele escreveu alguns novos textos neste momento, embora, como Brecht, ele produziu muita poesia em seus anos finais. Na última meia década de sua vida, Müller também trabalhou no sentido de transformar a entrevista em um gênero literário. Müller morreu em Berlim, de câncer na garganta, em 1995, reconhecido como um dos maiores autores vivos alemãomais importantes desde Bertolt Brecht. Müller é enterrado no cemitério famoso de Berlim “Dorotheenstadt”, o local final de descanso de alguns dos artistas mais importantes da Alemanha e filósofos: incluindo Bertolt Brecht, Georg Wilhelm Friedrich Hegel, Karl Friedrich Schinkel, e Heinrich Mann.
Entre suas obras mais conhecidas, além dos já citados, estão Der Lohndrücker (O Achatador de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Um Recorte Teatral no Contexto Moderno e Pós-moderno Abordando Vestido de Noiva (Nelson...
  • Edgar muller
  • Max muller
  • august muller
  • Thomas Muller
  • GEORGE MULLER
  • Distribuidora Muller
  • Muller Novo Horizonte

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!