heheii

1245 palavras 5 páginas
Didática infantil para aulas de dança

A prática pedagógica em aulas de dança para criança deve ter como principio básico a ludicidade e a recreação por intermédio da variabilidade e diversidade de atividades físicas, ou seja, as experiências rítmicas motoras devem ser exploradas de diferentes maneiras, situações e materiais diversos, de forma dinâmica, alegre e criativa para que haja novas aprendizagens, pois atividades repetitivas causam desinteresse, indisciplina, apatias e muito mais, mas não proporcionam nenhuma aprendizagem. (Abreu, 2008)

Escolha do conteúdo
A atividade é selecionada de acordo com o grau de desenvolvimento das crianças. Essa escolha deve ser feita em conformidade com os objetivos propostos, levando em consideração a idade e o desenvolvimento motor. O interessante é sempre trabalhar com uma turma homogênea assim o trabalho terá um melhor resultado.
Apresentação do conteúdo
Em principio, os movimentos deverão ser apresentados por ordem de dificuldade, sempre do mais simples para o mais complexo. Os movimentos deverão sempre ser demostrados, podendo ser utilizados métodos específicos determinados por cada professor.

Qualidade do movimento
Trabalhando com crianças, a introdução de novos gestos será feita sob a forma de brincadeiras ou jogos recreativos. Os movimentos simples serão apresentados de modo atraente e sob formas elementares. Mas, sem demora, será melhorada a qualidade de execução a fim de despertar o sentido do movimento e da postura, o desembaraço, a agilidade e a eficiente utilização de suas potencialidades.

Diversidade do movimento
As crianças devem se familiarizar com larga faixa de movimentos. A variedade na aula favorece a participação dos alunos e leva ao sucesso, mas não é obtida pulando de uma para outra. O exercício escolhido deve ser desenvolvido por atividades variadas e progressivas durante os quais a criança executará movimentos afins que levarão a vencer as dificuldades.

Plano de aula
É importante

Relacionados