hegeninia

474 palavras 2 páginas
Nos anos de 1990, os ideais reformulados com uma roupagem nova, chamada neoliberais consolidou um projeto de sociedade e de educação, de forma hegemonia, traçando novos rumos para nossa sociabilidade e impondo mudança na natureza e no ritmo do desenvolvimento do nosso sistema educacional. O projeto neoliberal de sociedade e de educação consolida-se como hegemônico no Brasil, na óptica do capital realizando mudanças nas nossas políticas educacionais, provocando uma dissociação cada vez mais profunda entre uma educação voltada para a cidadania e a formação cientifico – tecnológica voltada para o trabalho.

Nos anos de 1990, os ideais reformulados com uma roupagem nova, chamada neoliberais consolidou um projeto de sociedade e de educação, de forma hegemonia, traçando novos rumos para nossa sociabilidade e impondo mudança na natureza e no ritmo do desenvolvimento do nosso sistema educacional. O projeto neoliberal de sociedade e de educação consolida-se como hegemônico no Brasil, na óptica do capital realizando mudanças nas nossas políticas educacionais, provocando uma dissociação cada vez mais profunda entre uma educação voltada para a cidadania e a formação cientifico – tecnológica voltada para o trabalho. Tal dissociação aliada as facetas da globalização (globaritarismo) que busca um domínio do mercado mundial afeta diretamente a estruturação da educação que e o principal órgão formador e controlado das idéias e perspectivas de desenvolvimento.
Como sabemos para dominar um nação basta dominar a educação. As propostas sugeridas ou imposta pelas políticas educacionais do Banco Mundial busca de forma legislativa dar competências a uma educação de formação de mão-de-obra, tornando as instituições escolares grande fabricas humanas de produtos pré-fabricados para operarem no mercado de trabalho, com diretrizes definidas para tornar os indivíduos alienados e incapazes de se libertarem de tal modelo de formação, trazendo uma incoerência nos próprios

Relacionados