Hebreus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MANUSCRITOS DA CIVILIZAÇÃO HEBRAICA

André Simeão Proença
Prof. Regina
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0213) – História Antiga
06/07/2012

RESUMO

A Literatura faz parte do processo histórico da vida dos seres humanos. Através de escritos antigos podemos conhecer o passado. Um desses escritos antigos são os manuscritos, escritos empergaminhos ou papiros materiais perecíveis que com o tempo acabam se desintegrando. A descoberta destes artefatos históricos, nos da condição de conhecer os povos da antiguidade como, por exemplo, a Civilização Hebraica. Através das descobertas nas cavernas do Mar Morto, tecnicamente chamadas de material de Cunrã, onde foi encontrada uma grande quantidade de documentos de origem hebraica. Com basenestes manuscritos pode se afirmar como a maior evidencia histórica da autenticidade bíblica, através da qual podemos conhecer a história dos hebreus relatada no Antigo Testamento compostos por 39 livros que os Judeus aceitam como canônicos. Essas informações somadas a outras descobertas arqueológicas permitem saber com maior segurança a historia desta civilização.

Palavras-chave: Manuscritos.Hebreus. Antigo Testamento.

INTRODUÇÃO

O intuito deste trabalho é mostrar a importância da literatura antiga para se conhecer o passado da Civilização Hebraica, através dos Manuscritos encontrados nas cavernas de Cunrã, poderemos aprender sobre a história deste povo que influenciou na formação de duas grandes religiões de nossa atualidade o Cristianismo e o Judaísmo. Também será tratado sobreoutros tipos de matérias históricos como as versões e traduções antigas da literatura hebraica.
Analisar este trabalho ajudara na compreensão do valor existente nos escritos antigos que contribuem de forma importantíssima na construção da história do Povo Hebreu relatado através de uma grande fonte histórica que é a bíblia. Entendendo que as copias e traduções do Antigo Testamento dependemnecessariamente dos manuscritos originais hebraicos. Pois há muito menos probabilidade de corrupção ao copiar manuscritos dentro da mesma língua, do que quando se trata de uma tradução para outra língua.
Nos casos te ter havido erros de cópias nos manuscritos copiados do hebraico, surge então a possibilidade que as traduções antigas para o grego, o aramaico e o latim nos forneçam uma indicação dequal frase ou palavra hebraica original possa ter sido deturpada nos próprios manuscritos hebraicos. Dando assim condições de colocar a prova estes escritos buscando uma tradução fiel que demostre a autenticidade dos relatos históricos.

MANUSCRITOS HEBRAICOS
A maior evidência histórica da autenticidade da literatura hebraica são os Manuscritos do Mar Morto. Os Manuscritos são uma grandequantidade de documentos encontrados em várias cavernas localizadas ao longo do leito de Uádi Cunrã, na praia do nordeste do Mar Morto. Foi provavelmente em 1947 que surgiram os primeiros deles, depois disso foram achados outros tantos fragmentos de rolos de papiros e até livros inteiros, como o de Isaías.
O Rolo do Mar Morto de Isaías – que ainda permanece sendo a única cópia de um livros do AT atéagora descoberta e publicada- tem o nome técnico de 1QIsa, que quer dizer: o primeiro manuscrito (ou mais importante) de Isaías descoberto na Caverna Número 1 de Uádi Cunrã. Os estudos demonstram que esses manuscritos foram escritos no período que vai do século 2 a. C. até o século 2 d. C.
Já foram encontrados fragmentos de todos os livros da Bíblia, exceto Ester. E o fato de que há somentevariações mínimas entre o texto dos manuscritos de Cunrã e o texto tradicional do Antigo Testamento, testemunha do cuidado extremo com que o texto hebraico foi transmitido de geração em geração. Os fragmentos publicados são das cavernas 1 e 4. Milhares de fragmentos tem sido retirados da caverna 4, e mais de 380 manuscritos diferentes têm sido identificados, entre os quais provavelmente muitos sejam do...
tracking img