Heavy metal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1443 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HEAVY METAL

Heavy metal é um estilo musical que surgiu como uma fusão entre o rock’n’roll, o blues e a musica clássica. Os adeptos deste som são chamados de “headbangers”. Headbanger é uma palavra de origem inglesa que significa “balanço de cabeça”. Os headbangers recebem esse nome devido ao movimento que fazem quando estão em um show: balançam suas cabeças ao som da música. Cabelo comprido,jeans surrado e camiseta preta com o logotipo da banda são ícones que formam a imagem do headbanger.

Headbangers são definidos como apreciadores do estilo musical Heavy Metal. O Heavy Metal (ou Metal) é um sub-gênero do rock. O Heavy Metal e o Hard Rock são como irmãos. O Metal se caracteriza pela predominância sonora de guitarras amplificadas, por vezes sob o efeito de pedais de distorção,com ritmos rápidos, amplificados. Outras características marcantes do metal são a velocidade, distorção e peso do som, que também é marcado por virtuosos solos de bateria, baixo e, principalmente, guitarra. Há de se notar que a velocidade não é característica de todos os subgêneros do metal. Doom metal, por exemplo, é marcado pelo peso e lentidão.

Sonoramente o Heavy Metal se caracteriza porriffs de guitarra complexos, geralmente solos (longos ou curtos a maioria longo) e refrãos bastante marcantes. As músicas se alternam entre levadas rápidas e cadenciadas, com andamentos na forma de palhetadas "cavalgadas", corridas, e Power chords. Um elemento que deixa claro o Heavy Metal como evolução do Rock and Roll é a predominância de escalas pentatônicas, imortalizada por bandas como DeepPurple, Iron Maiden, DC, Black Sabbath, Judas Priest e as bandas da New Wave of British Heavy Metal (NWOBHM). O Heavy Metal se diferencia de outros gêneros onde se utilizam largamente guitarras distorcidas porque a guitarra carrega grande importância na melodia da musica, enquanto que em outros gêneros (como Punk Rock) a guitarra é um instrumento que apenas acompanha a melodia e serve para dar texturaa musica. O Heavy Metal também possui nas letras uma de suas maiores riquezas. Usam-se temas como protestos contra elementos repressores da sociedade, protesto contra religiões opressoras, os medos e o lado obscuro do serhumano, musicalização de contos, poemas, a história de civilizações, momentos ou heróis da humanidade, trabalhos conceituais, humor, fuga da realidade e psicodélica, referênciasmitológicas, Ateísmo e Satanismo. Encontram-se ainda letras sobre o louvor ao próprio Heavy Metal e ao Rock, como forma de transmissão da paixão e da fidelidade ao estilo. Como por exemplo a musica "The Gods Made Heavy Metal" ( os deuses fizeram o heavy metal), da banda Manowar.

As características do heavy metal surgiram ainda nos anos 60:
* The Who e The Kinks quando criaram as primeirascanções a utilizarem Power Chord * The Beatles músicas como "Revolution" e "Helter Skelter" foram uma forte influência para o Heavy Metal. * Jimi Hendrix e Cream popularizaram a distorção pesada * Blue Cheer, que além de também utilizarem a distorção pesada, promoviam um verdadeiro esporro sonoro, sendo um dos primeiros a tocar um blues-rock amplificado até o máximo e cheio de wah-wah's. * LedZeppelin e Jeff Beck Band, por apresentarem os primeiros riffs acelerados * Deep Purple, também pelos riffs e pela inovação constante de cada álbum (apesar de ter muito de Hard Rock) * Keith Moon (baterista do The Who), por ser um dos primeiros a usar bombo duplo * Uriah Heep por serem um dos primeiros a fazerem um som com bastante peso (incluindo linhas de teclados), utilizarem distorção e wah wah,abordagem de fantasia e misticismo * Ian Gillan (Deep Purple), Robert Plant (Led Zeppelin), David Byron (Uriah Heep) e Rod Stewart, alguns dos primeiros vocalistas a apresentarem a densidade vocal característica do estilo.

O Black Sabbath é considerada a primeira banda de heavy metal da história, por unir todos os elementos citados acima (power chords, distorção, riffs acelerados, intensidade...
tracking img