HE Maria 30 04 SEI Uni I R Reap BB 1

2344 palavras 10 páginas
Unidade I

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Ç

Profa. Maria Teresa Papa Nabão

Objetivos gerais da disciplina
 Promover a compreensão do conceito de história e sua relação com a Educação.
 Provocar o entendimento da importância da História da Educação para a compreensão dos processos educativos ao longo do tempo e do espaço (dos primórdios à atualidade, do Egito ao
Brasil).

Objetivos gerais da disciplina
 Compreender a educação como processo histórico e, portanto, fruto das articulações entre economia, política, sociedade e cultura.
 Reconhecer os processos educativos no
Brasil, da colonização aos dias atuais, e suas relações com o sistema social, identificando crises, bem como avanços e inovações.

Objetivos específicos
 Desenvolvimento da consciência crítica sobre as estreitas ligações entre educação e sociedade.
 Identificação e análise das características econômicas, políticas e socioculturais dos diferentes períodos estudados e sua correlação com os processos educacionais.

Objetivos específicos
 Identificação das características educacionais dos diferentes períodos estudados a partir da análise da educação de diferentes segmentos sociais, a fim de desvendar as relações de dominação social social.  Analisar as influências das diferentes manifestações religiosas no processo e na prática educativa ao longo do tempo e do espaço.

Entendendo conceitos: o que é história?  Conceituar história não é uma tarefa simples. Há diversas perspectivas, tendências e modelos teóricos.
 Apesar desta diversidade, podemos entender história como uma ciência que estuda tudo que tem relação com a vida do homem: suas atividades laborais, lúdicas, científicas, religiosas etc., suas preferências, suas maneiras de ser, fazer e agir.

Portanto:
 A história refere-se à vida dos homens em sociedade, à forma como se organizam e transformam o ambiente em que vivem ao longo do tempo.
 História se refere, sobretudo, a uma forma de reflexão e análise que nos permite pensar os

Relacionados

  • Propriedade intelectual
    405117 palavras | 1621 páginas