Hdkajsnhdioaus

2545 palavras 11 páginas
ATIVIDADE: QUESTIONÁRIO 2

CAMPO MOURÃO/PR
2012
1- Quais são as principais teorias e a importância para a ciência política dos Filósofos Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, John Locke, Montesquieu e Rousseau?

A principal teoria de Maquiavel esta em sua obra mais conhecida “O Príncipe”, e diz que “Os fins justificam os meios”, para ele não importa o que se faça para atingir seus objetivos desde que sejam alcançados e os mesmos sejam louváveis.
Thomas Hobbes fundamenta sua teoria estabelecendo a necessidade de criação de um estado soberano como forma de manter a paz civil.
Para John Locke o homem nasce com os direitos naturais, e para alcançar os mesmos foram criados os governos que também devem respeitar os direitos naturais do homem, desta forma loocke quis mostrar que a soberania não proveem só do estado mas também da população.
Montesquieu em sua teoria defendeu a divisão dos três poderes, sendo eles executivo, legislativo e judiciário. Acreditando que desse modo a população estaria mais segura e evitando também o abuso de poder de alguns homens.
Rousseau acreditava que a principal causa dos problemas nas organizações políticas era devido a grande desigualdade entre os homens, e a partir disso Rousseau iniciou sua defesa para que o povo participasse ativa e diretamente nos atos do legislativo. Defendia ele também que os homens deveriam estabelecer pactos entre si pra que todos se tornassem iguais perante a lei. 2- Porque Thomas Hobbes e Maquiavel são chamados de Filósofos teóricos do Renascimento e da Idade Média? Justifique a sua resposta considerando as teorias desenvolvidas pelos filósofos.

Ambos são considerados teóricos e filósofos da Idade Média, pelo fato do tempo em que os mesmo escreveram as obras,
Hobbes foi o primeiro sistematizador do contratualismo como teoria de justificativa do Estado.
Maquiavel rompe todos os vínculos morais e valorativos, para pregar o oportunismo e o cinismo na arte de governar. Considerado também o

Relacionados