hdjdhffjjfjfkfkffkfk

350 palavras 2 páginas
Resolução das questões sobre o texto “Se Os Tubarões Fossem Homens”.

1. Quem são os peixinhos e tubarões, nessa espécie de alegoria?

Os peixinhos são a sociedade em si, as pessoas comuns,a própria população.
Os tubarões são nossos governantes ou chefes, o texto é muito relativo, por isso dá pra imaginar os tubarões como o topo da hierarquia. Interpreto como uma hierarquiagovernamental.

2. Qual a necessidade de promover festas? Deem exemplos de promoção dessa natureza para a realidade que vivemos.

Imagino que a necessidade de promover festas está relacionada a necessidadede ludibriar a população, usam as festas como camuflagem para a tristeza devido a tantos problemas, é como se tivessem algum motivo pra comemorar, fazendo com que esqueçam as coisas mais importantes.Assim explicado na ideologia da Inversão da Realidade (Texto de apoio “As Características da ideologia”)

3. Existe alguma semelhança entre as escolas dos peixinhos e as nossas?

Totalmente! Eleretrata, por exemplo, a ideologia da Ocultação (Texto ‘Principais Característica da Ideologia’, dado como apoio) que apesar da importância da educação, eles a usam como forma de manipular o ensino daforma que lhes convém, da maneira que lhes tragam maior favorecimento e comando. Só se pode perceber na educação o que eles querem que seja visto. Toda educação de má qualidade manipula o cidadão a nãopensar com autonomia.

4. Há uma razão que faz ser importante a formação moral dos peixinhos. Qual?

Sim, imagino que seja porque socialmente a moral é que faz o comportamento humano, e segundoo texto seria uma forma de fazer com que ela seja moldada de acordo com a ideologia e vontade dos maiores (os tubarões/governo) seria uma forma de padronizar o comportamento e manipulá-lo, ou seja,burocratizar as ações da população. Pode ser associado a ideologia da Generalização do Particular, quando diz que trata de forma generalizada as diferentes realidades ocultando as condições sociais...

Relacionados