Hdd x ssd

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2621 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE IBTA CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

HDD X SSD

Guilherme Casimiro Marcos Bérgamo Matheus Dias Mauricio Junior Mirelle Freitas Rafael Macedo Rafael Rondino

São Paulo, Novembro de 2012

HDD X SSD

Guilherme Casimiro Marcos Bérgamo Matheus Dias Mauricio Junior Mirelle Freitas Rafael Macedo Rafael Rondino

Relatório apresentado à Faculdade IBTA, orientado pelo Prof. Ezequiel Souza(Organização de Computadores) e pela Prof.ª Teresa Cristina (Comunicação e Expressão).

São Paulo, Novembro de 2012

LISTA DE TABELAS
Tabela 1 – Diferenças entre HDD e SSD .................................................................. 9

SUMÁRIO INTRODUÇÃO ....................................................................................... 5 O QUE É UM SSD?............................................................................... 6 FUNCIONAMENTO DO SSD E DIFERENÇAS DO HDD ....................... 7 3.1 Tabela ........................................................................................... 9 EVOLUÇÃO ......................................................................................... 11 CONCLUSÃO...................................................................................... 13 BIBLIOGRAFIA ................................................................................... 15

INTRODUÇÃO
O homem sempre teve a necessidade de armazenar suas informações. Desde a idade da pedra, riscávamos paredes para poder registrar nossa história, criar nossos esboços, deixar nossas marcas. Conforme a evolução, nossa forma de expressão foi ficando cadavez mais complexa, até que chegamos onde estamos. O computador surgiu com o princípio de realizar cálculos e efetuar operações que fossem programáveis, porém o tempo foi mostrando que tal máquina possuía um grande potencial e as informações precisavam ser armazenadas de alguma forma. Houve a necessidade da criação de uma unidade de armazenamento. Houveram as fitas magnéticas, os disquetes, ediversos outros métodos de gravação e leitura de informação que foram importantes para o desenvolvimento de modelos e novas soluções que utilizamos até hoje, mas o disco rígido foi de fato o grande marco nesta evolução de unidades de armazenamento. Sua capacidade de espaço e sua velocidade aumentaram, porém seu tamanho diminuiu. A cada lançamento, uma inovação, uma nova tecnologia era imputada no mesmo ehoje temos diversos tipos de unidades extremamente complexas. Neste relatório aprenderemos mais a respeito dos dois modelos de unidades de armazenamento atuais mais utilizados, o SSD e o HDD.

O QUE É O SSD?
O SSD (Solid State drive) é um dispositivo de armazenamento, como o HD, porém sua estrutura interna é diferenciada. Pode ser composto por uma memória RAM ou memória Flash. A memória Flashé uma memória não volátil, ou seja, os dados não se apagam quando desligado. Por ser um chip, consegue ser mais veloz (como por exemplo, na inicialização de um programa) em relação aos meios magnéticos e ópticos. Suas informações são gravadas em células elétricas, não precisando passar pelos processos utilizados pelos discos rígidos. Por estarmos acostumados a utilizar discos rígidos, nãoprestamos atenção nesse tempo de latência, mas ela é um dos grandes responsáveis pela demora na inicialização do Sistema Operacional e na abertura de programas. Além de mais velozes por não ter uma estrutura mecânica, são mais leves, resistentes, silenciosos, seu consumo de energia é menor, aguentam alta temperatura, e há uma grande redução de vibração.

7

FUNCIONAMENTO DO SSD E DIFERENÇAS DO HDDEmbora relativamente óbvio, o disco rígido tem como sua principal função o armazenamento de dados. Seu funcionamento é análogo ao processo de leitura de um disco de vinil. Existe uma trilha de dados no disco que é lida por uma cabeça e um braço de leitura, porém, diferentemente do disco de vinil as informações contidas em uma HD não são necessariamente lineares, ou seja, o começo de uma...
tracking img