Hdaf formato avançado

1797 palavras 8 páginas
Universidade Federal de São Carlos Campus Sorocaba

Pesquisa Acadêmica em Computação Projeto Complementar

Nome: César Augusto Costa RA: 317268

Sorocaba - 2011

Sumário.

1.Introdução 2.Objetivo 3.Revisão Bibliografia 4.Método 5.Conclusão

pág. 3 pág. 4 pág. 5 pág. 7 pág. 9

1.Introdução.
Começo por introduzir, como funciona o hard drive ou hard disk drive, em português disco rígido. Em outras palavras HD. Os tão mencionados discos, ficam guardados dentro de uma "caixa de metal". Essas caixas são seladas, pois os discos são bastantes sensíveis e até mesmo uma partícula de poeira pode danifica – los. A parte interna da caixa selada, é formada por um cabeçote, semelhante ao usados com fita magnética, neste caso um disco magnético, chamado por prato, um motor, um braço e um atuador(Figura 1).

Figura 1. O motor rotaciona o disco, assim junto com o braço e o atuador o cabeçote pode percorrer todo o disco lendo ou gravando dados. A superfície de gravação dos pratos é composta de materiais sensíveis ao magnetismo. O cabeçote de leitura e gravação manipula as moléculas desse material através de seus pólos. Para isso, a polaridade das cabeças muda numa freqüência muito alta: quando está positiva, atrai o pólo negativo das moléculas e vice-versa, bits (0 e 1), já no processo de leitura, o cabeçote simplesmente lê o campo magnético gerado pelas moléculas e gera uma corrente elétrica correspondente, cuja variação é analisada pela controladora do HD para determinar os bits. Sua superfície magnética é dividida em setores. Cada setor tem um cabeçalho e um rodapé. Esse setores por muito tempo foram de 512 bytes, de hoje para o futuro o tamanho dos setores de todos os HD será de 4kB, os chamados HD AF, ou disco rígido de formato avançado, aumentando performance e armazenamento.

2.Objetivo.
Os novos HDs com tamanhos superior a 1 terabyte, tem um novo formato, o formato avançado, que consiste em aumentar o tamanho dos setores de um HD, de 512B para 4kB. O

Relacionados