Hd ide

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1459 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
HD IDE


Resumo: Este artigo tem como objetivo, explicar o funcionamento, definições e novas perspectivas do HD IDE.

Palavras-chave: Hd, Hd Ide, Ide/Ata, Tecnologia Ata/Pata, Pio-Dma.



Introdução: Se tratando de uma tecnologia antiga, tem-se a finalidade de mostrar a importância do HD e de suas ratificações, demonstrando que mesmo nos dias atuais o HD IDE continua sendo muito usado.Metodologia:

Estrutura física do HD

O HD é um dispositivo que armazena informações de forma não volátil, ele permite a inclusão, exclusão ou modificação das informações quando necessário. Desde o primeiro dispositivo criado pela IBM em 1956, a evolução do mesmo foi muito grande. Em termos de armazenamento o primeiro dispositivo criado tinha cerca de 5 MB, sendo que hoje em dia, sãoencontrados dispositivos de 80 GB e ainda considerados com pouca capacidade.

Desempenho

O desempenho do disco rígido é fundamental para que o conjunto de outros componentes de extrema importância, funcionem bem, fazendo com que o computador tenha uma ótima performance. A performance do disco depende de vários fatores, mas sem dúvida a rotação é uma das mais importantes, os fabricantes temproduzido, discos com rotações cada vez mais altas, mas há limites, quanto maior a rotação, maior o atrito com o ar e o aquecimento.

HD IDE

O padrão IDE, em português significa ''Eletrônica de Drive Integrada'' sua função é interligar os dispositivos de armazenamento, como discos rígidos e drives de CD- Roms. Ele tem uma interface mais simples e de um custo mais acessível. Os primeiroschegaram ao mercado em 1986, mas inicialmente não existia um padrão bem definido, fazendo com que os primeiros anos fossem marcados por problemas de incompatibilidade com outros produtos. Em 1990 o padrão foi ratificado pelo ANSI - (American National Standards Institute), que significa ''Instituto Nacional Americano de Padronização", dando origem ao padrão ATA – (Advanced Technology Attachment), mascomo o nome IDE estava mais difundido, as pessoas continuaram usando o termo IDE, ou IDE/ATA, fazendo com que os dois termos acabassem virando sinônimos.

Estrutura

Os HDs IDE, tinham 2 conectores, primário e secundário, sendo que cada um é capaz de conectar até 2 dispositivos, essa conexão era feita ao HD, por meio de um cabo flat de 40 vias, que logo se transformou em 80 vias, cuja as viasextras servem para evitar a perda de dados causada por ruídos(interferência). Os Hds comuns chegam a uma largura de banda de 133MB/s no máximo de transferência de dados.


Transmissão de Dados





Quando iniciamos o computador ocorre uma serie de ações internas que nos possibilitam digitar textos, salvar arquivos, fazer downloads de vídeos e músicas, tudo isso ao mesmo tempo,logicamente dependendo do modo de transmissão que o PC oferece. Apresentamos agora os dois modos de transmissão de dados realizados em um HD-IDE/ ATA, conhecidos como PIO e DMA, falaremos a seguir sobre suas características e funções, antes porém, falaremos de uma parte física integrante deste processo de transmissão de dados que é o processador.


Processador

É um circuito integrado de controlede funções e cálculos aritméticos, que realiza funções e decisões de um computador [1]. O processador é considerado o cérebro do computador; portanto segue a descrição sequencial de suas operações, conforme figura abaixo.




Decodificação¹: Passar de uma informação de um código desconhecido, para um código conhecido.


Dispositivo de Entrada: É todo dispositivo que permite o usuáriolançar dados sendo eles (teclado, mouse, scaner, webcam e outros...).


Dispositivo de Saída: São os recursos tecnológicos, ou melhor, são dispositivos que recebem informações internas do computador para o externo sendo eles (monitores, impressoras, caixas de som e outros).






Seqüência de operações do processador

• Unidade Lógica e Aritmética, que é uma espécie de calculadora...
tracking img