HBHGJJUGF

568 palavras 3 páginas
ha sido o psicanalista suíço Carl Jung (1875-1962).
Apesar de, inicialmente, se ter interessado pelas teorias freudianas e de, em 1902, se ter inscrito na Sociedade Psicanalítica de Viena, fundada por Freud, rompeu com este depois de ter sido publicada a sua obra Estudo da Inferioridade Orgânica e da sua Compensação Psíquica (ponto de divergência com Freud) e de, em 1911, ter fundado a Associação de Psicologia Individual.
Uma das principais divergências com Freud consistia no facto de Adler não concordar que a sexualidade fosse tão salientada no desenvolvimento da personalidade e das suas perturbações.
Nas suas conferências e publicações, preocupou-se não só com os especialistas da sua área como também com todos aqueles que estivessem interessados no correto desenvolvimento das crianças. O seu maior interesse era com elas e, por isso, abriu inúmeras clínicas especializadas na sua psicoterapia infantil.
Juntamente com os seus seguidores, criou um novo sistema teórico que tinha por objetivo principal a compreensão, o tratamento e a prevenção das doenças mentais.
A conceção de Adler explica que a criança nasce com uma carga instintiva própria da espécie humana (o chamado instinto do poder), desenvolve sentimentos de inferioridade que terá que os superar, logo nos primeiros anos de vida, através do estabelecimento de uma estratégia pessoal para lidar com a forma como se sente em relação à sua situação familiar. Deste modo, estabelece um estilo de vida que irá constituir o principal fator do seu carácter (qualidade consistente e duradoura reconhecida num indivíduo).
A sua teoria tem, assim, como principal preocupação, a fragilidade e o desamparo na infância, que produzem sentimentos de inferioridade em todas as crianças e, nos casos mais graves, complexos de inferioridade.
Se a inferioridade é reconhecida pelo sujeito e, se este, procura reduzi-la ou adaptar-se a ela na sua vida, é considerado um sentimento de inferioridade, mas se este sentimento for

Relacionados