Hbhbh

631 palavras 3 páginas
Retirado do artigo do site : http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_20182/artigo_sobre_construcoes_sustentaveis:_conceito_e_importancia_da_sustentabilidade_social

Seco vs Humido
Nas regiões de clima tropical úmido, onde as chuvas e altas temperaturas são constantes durante o ano todo, podemos desenvolver ambientes com tetos altos e bem inclinados. As paredes devem ser finas para não reterem muita umidade, o piso, elevado para evitar a umidade do solo, e as janelas devem ser grandes para aproveitar a ventilação. (Figura1)
Figura 1: universoemequilibrio.blogspot.com/2008/07/cas...
Já nas regiões de clima temperado, o frio é mais intenso, por isso deve-se utilizar materiais que isolem o interior dos ambientes do frio externo. As paredes devem ser grossas para isolar termicamente o interior e a casa deve ser construída ou soerguida sobre pedras para proteger do frio que vem do solo. Uma boa lareira para aquecer o ambiente também é uma boa idéia. (Figura 2)
Figura 2: universoemequilibrio.blogspot.com/2008/07/cas...
Com relação ao clima tropical seco, compreendemos que os dias são quentes e as noites frias, e o ideal para isso é que as construções fiquem próximas umas das outras. As paredes devem ser grossas para proteger os ambientes das variações bruscas de temperatura. O piso deve ser apoiado sobre o solo para receber a temperatura mais amena de baixo para cima. As podem ser pequenas, diminuindo assim a entrada do sol e de poeira. Utilizar cores claras nesses ambientes também é muito recomendado, pois absorvem menos calor que cores escuras. (Figura 3)
-------------------------------------------------
Clima quente e úmido, clima quente e árido e clima temperado (wikipedia)
Diferentes estratégias de construção devem ser utilizadas conforme o clima. Os climas quentes e áridos se caracterizam por terem um grande diferença de temperatura entre o dia e a noite (em geral, os dias são extremamente quente e as noites, extremamente frias). Nessas condições, é

Relacionados