Hbcsdudvhuvfduvfd

34599 palavras 139 páginas
Hélio Francisco Corrêa Lino
APRESENTAÇÃO

A disciplina Teoria da Administração e das Organizações é uma das que impõe maiores desafios e dificuldades para o professor. Primeiro devido sua natureza essencialmente teórica, segundo por fazer o papel de um curso introdutório à Administração e finalmente porque também possuí o papel de colocar o aluno em contato com as principais teorias desenvolvidas na Administração de suas origens até os dias de hoje. Não bastasse tudo isso é a disciplina que serve de base para todas as demais do curso, sejam as teóricas, as técnicas e até mesmo as de apoio.

Quando comparamos essa disciplina com outras similares em outras disciplinas podemos constatar o grau dessa dificuldade. Na economia temos a disciplina História do Pensamento Econômico - HPE, que possui o papel de colocar o estudante de economia familiarizado com os principais conceitos e idéias desenvolvidas nas principais teorias econômicas. Tarefa muito difícil dado que mesmo sendo uma disciplina geralmente do terceiro ano, portanto ministrada para um aluno que domina razoavelmente o chamado “economes”, apresenta um volume grande de matéria que envolve uma série de conceitos extremamente complexos para serem aprendidos.

A disciplina Teoria da Administração e das Organizações além de ter o mesmo papel na Administração que a História do Pensamento Econômico tem para a Economia, mais ou menos a mesma quantidade de assuntos para serem estudados e com o mesmo grau de complexidade, é uma disciplina de primeiro ano porque além de tudo isso é também um curso de introdução a Administração. Portanto o professor necessita ensinar conceitos fundamentais que são necessários para compreender as diversas teorias que ele próprio deverá ensinas.

A conseqüência dessas características da disciplina é que a mesma acaba se constituindo no verdadeiro terror dos cursos de Administração, pois mesmo com um volume absurdo de matéria que leva na maioria das vezes os alunos aos seus limites,

Relacionados