Hawthorne

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 A EXPERIÊNCIA DE HAWTHORNE

Em 1924, a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, dá inicio a estudos para verificar se havia alguma relação entre as condições de trabalho e a produção dos operários.
Um ano antes do início a esses estudos, o pioneiro da Teoria das Relações Humanas, Elton Mayo, conduzia análises em uma indústria com problemas de produção, ondeinicialmente, implantara-se um intervalo de descanso aos trabalhadores para ser possível a observação das mudanças de comportamento de acordo com o ambiente em que se encontram, podendo Mayo verificar a existência de influências externas no comportamento da pessoa, observando que o meio o qual a pessoa executava suas atividades influenciava em seu ritmo de produção. Dá- se início então a uma série depequenas mudanças, onde Mayo implantou nessa série de pesquisas, o fato de deixar o funcionário decidir o momento que deveria parar as máquinas e contrata-se uma enfermeira, mostrando ao funcionário a preocupação com a saúde do funcionário,inclui-se um intervalo no meio do trabalho e o que os resultados mostraram foi o surgimento do espírito em equipe, fator esse que faz aumentar a produção e diminuia quantidade de pessoas que não fixavam-se na fábrica, diminuindo a rotação de pessoal, essas pesquisas feitas um ano antes de 1924, fizeram com que Elton Mayo fosse chamado a estar realizando essa mesma análise certo tempo depois em um outro local.
Elabora-se então em 1927, estudos na fábrica Western Eletric Company, na cidade de Chicago, no bairro de Hawthorne, cuja finalidade era oestudo entre a relação existente entre a iluminação do ambiente de trabalho, e a produção dos operários (CHIAVENATO, 1993).

Esse estudo teve inicio com um grupo de pesquisadores da Universidade de Harward, que inicialmente conseguiram demonstrar que não havia relação entre a luminosidade e a produção, nessa altura Elton Mayo foi chamado para explicar o que estava acontecendo no ambiente(MAXIMIANO, 2000).

A Western Eletric Company era caracterizada pela preocupação entre o bem-estar dos funcionários, tanto que em épocas de greves e manifestos foi observado nessa fábrica um período de mais de 20 anos sem greves ou manifestações.
A Western Eletric Company fabrica equipamentos e componentes eletrônicos. Na época desenvolvia uma política de pessoalbastante voltada para o bem-estar dos operários, mantendo salários satisfatórios e boas condições de trabalho. (CHIAVENATO, 1993, p.138).

De acordo com Chiavenato (1993, p.138), “a empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor os seus empregados”.

As conclusões obtidas na Experiência de Hawthorne, contribuíram para o surgimento da Teoria dasRelações Humanas, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores, sendo basicamente um movimento de oposição a Teoria Clássica da Administração, que tinha como maior preocupação do administrador o uso da tecnologia e os métodos de trabalho, enquanto a Teoria das Relações Humanas visava à correção dos atos desumanos os quais os trabalhadores eram constantemente submetidos.
Verifica-seentão no início do estudo que os fatores psicológicos prejudicam as variáveis da pesquisa, por esse motivo o estudo prolonga-se por mais 05 anos, ao ser suspenso pela crise de 1929(CHIAVENATO, 1993).
Essa experiência que se tornaria famosa foi coordenada por Elton Mayo, e logo se estendeu também ao estudo da fadiga, dos acidentes de trabalho, da rotação de pessoal (turnover) e doefeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados. (CHIAVENATO, 1993, p.138).

1.1 Primeira Fase da Experiência de Hawthorne

Nessa fase estudam-se dois grupos realizadores de uma mesma tarefa sob condições de luminosidade diferentes, verifica-se após estudos a influência do fator psicológico como uma das variáveis principais, pois observando os...
tracking img