Havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Nesse trabalho iremos explicar toda a história da marca Havaianas, hoje mundialmente reconhecida no mercado. Sua história, seus diversos modelos de sandálias, seus reposicionamentos, seu crescimento e sua consolidação são temas que serão abordados a fim de passar um melhor entendimento de todas as ferramentas de marketing que foram e são utilizadas hoje pela marca.
AHavaianas já passou por diversos reposicionamentos até chegar nos dias de hoje, passando por altos e baixos, chegando até a serem chamadas de “sandálias de pobre”. Mas, apesar disso, elas deram a volta por cima e hoje possuem participação de 80% no mercado brasileiro de chinelos de borracha, comercializa aproximadamente 187 milhões de sandálias anualmente, das quais mais de 13% para 63 países doscinco continentes (da França ao Japão, de Honduras ao Congo), podendo ser encontrada em mais de 200 mil pontos de venda.
Hoje, após estar consolidada no mercado, o foco de marketing da Havaianas é voltar suas propagandas e merchandisings para a marca num geral, e não somente nas novas coleções que são lançadas.
A Havaianas, ou qualquer outra marca, para continuar sólida no mercadodeve estar sempre inovando para não ser atropelada pela alta concorrência e inovações do mercado, por isso mostraremos a seguir algumas formas de melhorias para a marca a fim de trazer cada vez mais status e posição no mercado para a Havaianas.










2. A HISTÓRIA
A empresa Alpargatas teve início em 3 de abril de 1907. Vindo da Argentina, o escocês Robert Fraser associou-se a um grupoinglês e começou a construir a Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados no bairro da Mooca, em São Paulo. Em 1948, a São Paulo Alpargatas deixou de ter participação argentina e passou para ao controle do grupo Camargo Corrêa, seu maior acionista.
Seu portfólio abriga Havaianas, líder brasileira em sandálias e marca que é paixão nacional, Topper , Rainha, Mizuno, Timberland e Meggashop.
Assandálias Havaianas foram lançadas em 14 de junho de 1962 pela empresa Alpargatas São Paulo. Ela foi à pioneira na introdução do conceito “chinelos de dedo” no Brasil.
O design das sandálias Havaianas foi inspirado no modelo de sandália japonesa, conhecida como Zori, típica sandália de dedo feita de palha de arroz, a real fonte de inspiração para a criação das sandálias Havaianas. Por essarazão, o solado das Havaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível. Mas a versão nacional trazia um grande diferencial: eram feitas de borracha. Um produto natural, totalmente nacional e que, acima de tudo, garantia um calçado durável e confortável. Eram as tradicionais branquinhas com tiras laterais, disponíveis em cinco cores (branca,preta, azul, vermelha e amarela). Visualmente pobres e baratas. Embora o design das sandálias fosse de origem oriental, seu nome foi inspirado no Havaí, o paraíso do sol e do mar, onde ricos e famosos americanos passavam suas férias. Esse nome era considerado ideal, já que a sandália era adequada para o uso em países de clima quente, pois deixava os pés descobertos, evitando o excesso detranspiração.
A idéia da nova sandália se espalhou feito rastilho de pólvora. Em menos de um ano, a empresa fabricava mais de mil pares por dia, o que levou ao aparecimento das imitações, foi quando há exatamente dois anos depois de seu lançamento, já fazendo sucesso, a direção da empresa resolveu entrar com pedido de patente de modelo industrial n.5891, sob o título “Novo modelo de palmilha comforquilha”.
O pedido chegou ao Departamento Nacional da Propriedade Industrial do Ministério da Indústria e do Comércio no dia 13 de agosto de 1964. Em 1980, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares da sandália por ano. As Havaianas eram tão fundamentais na vida do brasileiro que, nesta década, foram consideradas como um dos itens da cesta básica, assim como o feijão e o arroz.
Durante...
tracking img