havaianas

Páginas: 5 (1242 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
1- Qual era o negócio da Nike até 1998? É o mesmo negócio que a empresa pretendia ter de 1998 em diante? A mudança de estratégia significou uma mudança de negócio? Use a seção deste capitulo para responder.
Resposta: O negócio da Nike era a comercialização de tênis esportivos atuando no mercado mundial.
Ela pretendia crescer cada vez mais, inovar e se tornar a primeira em vendas, mas em 1998as vendas começaram a cair gradativamente.
Até 1998, a Nike não tinha nenhum diferencial das outras marcas como Reebok, Adidas e New balancem e essas começaram a investir mais em seus produtos, tornando-se mais agressivas. Assim, na passagem de 1997 para 1998 o desempenho da Nike começou a cair no Japão os produtos encalharam. Tendo um lucro de 796 milhões de dólares em 97, bem diferente dos4,2 bilhões em 1977.
Não por que 1998 até 2002 a Nike define uma meta. Ser líder mundial no futebol, esporte fundamental para dar credibilidade como marca esportiva.
Em 1998, a Nike aumentou seus investimentos em P&D para lançar novos produtos: Alpha era uma nova linha de produtos coordenados (calçados, roupas e equipamentos, inclusive relógios e óculos). Somente a linha Alpha representavao triplo de investimentos em P&D desde 1995.
2- Quais seus objetivos estratégicos?
Resposta: Os objetivos da Nike eram se tornar líder mundial, então ela definiu uma meta de se tornar líder até 2002 quando aconteceria a Copa Mundial.
Alcançar toda linha esportiva com novos produtos, como: calçados, roupas, equipamentos, inclusive relógios e óculos. Criar mais produtos para obter mais rendae ter maior participação no mercado.
Com a divulgação no dia 31 de maio, de seu Relatório de Responsabilidade Corporativa dos anos fiscais 2005 e 2006, a NIKE, Inc. anuncia uma série de alvos empresariais para 2011 que integram mais profundamente metas de responsabilidade corporativa no crescimento de longo prazo da empresa e nas estratégias empresariais de inovação. As metas estabelecempontos de referência para melhorar as condições de trabalho nas fábricas contratadas, criar uma empresa de clima neutro, impulsionar projetos de produtos e inovações sustentáveis, e desencadear potencialidades oferecendo à juventude maior acesso aos benefícios do esporte.




3- Que forças externas e internas estavam Influenciando os planos estratégicos da Nike? Faça uma síntese dos pontos fortese fracos e das oportunidades e ameaças.
Resposta: Forças internas de que poderia frustrar os objetivos seria: os produtos não darem certo os novos produtos, o resultado final não ser o esperado, os novos investimentos não ser o suficiente, e o custo final para o consumidor é uma força interna que poderia frustrar a estratégia da Nike.
Os produtos piratas, imitações é uma forma externa atraídapela força interna que também pode desestruturar os lucros desejáveis.
E também os novos produtos poderiam não ser aceitos no mercado como pretendido, o público poderia não comprar e preferir os produtos de outras marcas, e assim impedindo a Nike de ser tornar líder!

Os pontos fortes: A Nike tinha produtos vendidos em 18.000 pontos de varejo, por meio de diversos canais de distribuição,tinha negócios em mais de 100 países. Marca conhecida, líder do mercado, conhecida mundialmente, e também utilizar um forte marketing para se manter entre as melhores empresas do ramo esportivo
Pontos Fracos: Foi pressão do ambiente para adotarem uma postura de melhor remuneração aos seus funcionários. E a segmentação geográfica no Japão ruim, migração para produtos de outro tipo.Oportunidades: Patrocinadora da Copa de 2002, nova linha de produtos como Alpha. E também terceirizar sua produção gerando oportunidades de empregos em vários países.

Ameaças: Concorrência, como a New Balance, Adidas e Reebok, Visão informativa de trabalho escravo no Oriente.
4- Em sua opinião, quais variáveis do ambiente externo poderiam frustrar os objetivos estratégicos da Nike?

Resposta:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Havaianas
  • Havaianas
  • Havaianas
  • havaianas
  • Havaianas
  • Havaianas
  • Havaianas
  • Havaianas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!