Havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7465 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Daniela Pires 41915 Filipe Inteiro 41915 Mariana Teixeira 41885 Rute João 43098 Tânia Pires 41780

3

Havaianas
 
 estudo
 de
 caso

Índice Introdução Origem da Marca Dados Corporativos Cronologia Visão, Missão, Valores Identidade Visual Logótipo Diferencial do produto Mercados Estratégias de marketing e planeamento estratégico Redefinição da estratégia Estratégia deInternacionalização e exclusividade Loja conceito Modelos Parcerias Havaianas e IPÊ Havaianas IDEO Iniciativas Havaianas e TUCCA Havaianas e Childhood Brasil Havaianas e Clic Sargent Conclusão Bibliografia| Webgrafia

3 5 6 7 8 10 13 15 17 18 20 22 28 31 32 34 38 40 42 42 43 45

4

Havaianas
 
 estudo
 de
 caso

5

Havaianas
 
 estudo
 de
 caso

Introdução
Diante daproposta de trabalho lançada no âmbito da disciplina Design Estratégico, Estudo de caso de uma marca internacional, elegeu-se a marca Havaianas. Esta escolha recai sobre o facto desta ser uma marca internacionalmente conhecida, de grande sucesso e daí ser interessante perceber quais os factores que a conduziram à sua posição actual. No decorrer deste trabalho irão ser abordados os aspectosdeterminantes para o êxito desta marca, que passam por um bom planeamento estreatégico a par de uma efica z acção de marketing.

6

Havaianas
 
 estudo
 de
 caso

Havaianas
Origem da marca
A marca Havaianas fa z par te da São Paulo Alpargatas, uma empresa do Grupo Camargo Corrêa. Esta empresa é ainda detentora da marcas: > Ar tigos Despor tivos Mizuno, Rainha; Topper, Sete Léguas >Sandálias Havaianas e Dupé > Varejo Megashop e Timberland > Tex teis Insdustriais Locomotiva e Night & Day No capítulo seguinte irá ser dada a conhecer a empresa, a sua evolução e o contex to do aparecimento da marca Havaianas.

7

Havaianas
 
 estudo
 de
 caso

Havaianas
Dados Corporativos
> Origem Brasil > Lançamento 14 de junho de 1962 > Criador São Paulo Alpargatas S.A. > Sedemundial São Paulo, São Paulo > Proprietário da marca São Paulo Alpargatas S.A > Capital aber to Não > Presidente Márcio Luiz Simões Utsch > Directora Divisão de Sandálias Carla Schmit zberger > Facturação R$ 800 milhões (estimado) > Lucro Não divulgado > Loja oficial 2 (franquias + 50) > Produção 162 milhões/pares > Presença global 80 países > Maiores mercados Brasil, Estados Unidos, França eAustrália > Segmento Calçados > Principais produtos Sandálias > Ícones As próprias sandálias > Slogan As legítimas. > Website w w w.havaianas.com

8

Havaianas
 
 estudo
 de
 caso

Cronologia
Introdução da marca | Contexto histórico

1900
A empresa São Paula Alpargatas fundou-se sob o nome Fábrica Brasileira de Alpargatas e Calçados, a 3 de Abril de 1907, no bairro da Mooca, SãoPaulo. Teve como fundadores um grupo de empresários ingleses e escoceses, representados por John F. Shalders e Rober t Fraser.

10 20

Começa a Primeira Guerra Mundial e a empresa enfrenta dificuldades em consequência do conflito. Para piorar, a gripe espanhola assola a cidade de São Paulo, deixando de cama metade da fábrica.

07

No ano seguinte, a fábrica começou a produzir AlpargatasRoda, Lonas e Encerados. O sucesso destes produtos foi imediato: as alpargatas mostraram-se per feitas para a colheita de café, pois não estragavam os grãos, e os encerados foram usadosnos terreiros de secagem.

No final da década, turbulência: a superprodução de café e a quebra da bolsa de Nova York obrigam a empresa a parar de produzir alpargatas, um dos calçados mais baratos do país.

30Momentos de instabilidade e violência varrem o país. Getúlio Vargas assume o governo provisório. Empresas Afundam-se em dívidas e a Alpargatas, numa arriscada manobra dos seus accionistas, consegue prosperar. Durante todo esse tempo, a empresa obtém apoio dos seus funcionários, que lutam por ela.

09

Em 1909, a empresa mudou o nome para São Paulo Alpargatas Company S.A.

40
A empresa...
tracking img