Havaianas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Cite pelo menos três variáveis do macro ambiente que levaram as Sandálias Havaianas a uma mudança de paradigma da marca.
Entrada no mercado de concorrentes com preço equalidade similar. Oportunidade, aquela bandeirinha do Brasil na tira do chinelo foi uma grande jogada, os estrangeiros visitam o Brasil e podem levar o chinelo como lembrança do Brasil,além de comprar um calçado. Personalização dos chinelos para lembranças de casamento.

3. Com base no caso, apresente os pontos fortes e pontos fracos (ambiente interno) dasHavaianas. Quais foram às ameaças e oportunidades (ambiente externo) com as quais as Havaianas tiveram que lidar no processo de internacionalização da marca?
A marca possui umavantagem competitiva sustentável através da dificuldade na imitação de seus produtos (qualidade), pelo valor agregado à marca (reputação) e por ser organizada em Unidades de Negócios, paraexplorar ao máximo seu potencial.
Décadas de 1970-1980: Entrada de diversos concorrentes e a concomitante redução nas vendas, decorrente da pouca diferenciação de seus produtos(os quais eram vistos como utilitários básicos);
1994: Revitalização da marca, com foco em alcançar novos segmentos de clientes(transformação em acessório de moda) e início daexportação para países latino americanos;
1998-2000: Início da expansão da marca para mercados fora da América do Sul;
2007: Primeira loja própria das Havaianas fora do Brasil (em NovaYork, EUA);
É de bom grado salientar que as sandálias Havaianas alcançaram um público muito diversificado no Brasil, mantendo o escopo de produto básico do cotidiano (valoracessível) e também por ter alcançado o status de acessório fashion, valor agregado pela estratégia de marketing atrelada à forte campanha publicitária, veiculada a partir de 1994.
tracking img