hauishdfuisa

1547 palavras 7 páginas
DISCIPLINA: FILOSOFIA
Professor: Flávio Valentim de Oliveira
Atividade: Textos para exercícios (fragmentos). TEXTO 1.
O duelo de Heitor contra Aquiles
- Heitor, meu filho, não esperes por esse homem, sozinho, sem companheiros, pois de outra forma em breve atingirás a sorte, domado pelo filho de Peleu: na verdade, ele é muito mais forte que tu, o miserável! Quisera que ele fosse tão caro aos deuses como a mim! Os cães e os abutres não tardariam a devorá-lo, jacente, e uma dor terrível abandonaria as minhas entranhas...
A mãe, por seu lado, lamentava-se, derramando lágrimas. Abrindo o corpete, com a outra mão ela apresentava o seu seio; e, derramando lágrimas, disse estas palavras aladas:
- Heitor, meu filho, respeita isto, e tem piedade de mim mesma. Se alguma vez te apresentei este seio que faz esquecer as aflições, recorda-o agora, meu filho. Repele esse inimigo, mas do interior dos muros, não te postes diante dele, do miserável!
(...) Mas não fugirei, não será nas minhas costas que cravarás a tua lança... A guerra tornar-se ia mais leve para os Troianos após a tua morte: na verdade, és para eles o maior flagelo.
Assim disse, e, tendo-o brandido, lançou o seu pique de longa sombra. Atingiu o centro do escudo do filho de Peleu, não falhou, mas a lança ressaltou para longe do escudo. Heitor irritou-se por aquele dardo rápido ter partido inutilmente da sua mão. Parou, desapontado; não tinha outro pique de freixo. Chamou Deífobo do escudo branco, em altos gritos: pedia-lhe uma grande lança. Mas o outro já não estava perto dele. Heitor compreendeu em sua alma, e exclamou:
- Ai de mim, decerto que os deuses me chamaram para a morte! Porquanto eu julgava ter Deífobo, esse heroi, a meu lado, mas ele está dentro das muralhas, e a mim enganou-me Atena. Agora, eis que a morte se acerca de mim; já não está longe; deixou de haver refúgio. Era, sem dúvida, desde há muito, o que preferiam Zeus, e o filho de Zeus que fere de longe. Dantes, eles diligenciavam

Relacionados