hauiha

1537 palavras 7 páginas
UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
CECIESA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas – Gestão
Curso: Administração

NBR ISO 14001

Itajaí/2013

RESUMO

O presente estudo aborda a certificação ISO 14001, apresentando uma evolução histórica das certificações de 2000 a 2012 no Brasil e no mundo. O estudo também aborda a gestão de sustentabilidade, com ênfase na sua importância no contexto histórico. A pesquisa mostrou que os conceitos preconizados pela sustentabilidade são cada vez mais utilizados e que as empresas necessitam de uma gestão de sustentabilidade cada vez mais atualizada e dinâmica. Com relação a certificação ISO 14001, o estudo mostrou um constante crescimento a nível mundial, cuja curvatura no índice de crescimento manteve-se praticamente regular. Ao contrário, o Brasil apresenta uma oscilação muito grande entre os períodos analisados, alternando períodos de crescimento e de queda. No entanto, ressalta-se que comparando apenas o primeiro e último ano do período estudo, o crescimento brasileiro praticamente acompanhou o crescimento mundial nas emissões do certificado ISO 14001.

Palavras-chave: ISO 14001; gestão de sustentabilidade; crescimento econômico.

DESENVOLVIMENTO

GESTÃO DE SUSTENTABILIDADE

Embora os primeiros sinais de problemas ambientais em escala mundial tenham surgido nas últimas décadas, a degradação ambiental começou e se desenvolveu junto com a história do homem, na medida em que a população mundial crescia e se intensificou com a nova ordem econômica e social trazida pela revolução industrial, como afirma Alves e Barbosa (2013, p.5):

A degradação ambiental foi intensificada a partir da Revolução Industrial ocorrida há aproximadamente 250 anos, no século XVIII. A partir daí, o planeta tem sofrido impactos em todos os níveis da biosfera, causados pelos avanços tecnológicos e desenvolvimento acelerado dos países ricos, provocando, assim, crescimento econômico, mas

Relacionados