haugyd

474 palavras 2 páginas
A percepção entre as pessoas acontece de varias formas em relação ao espaço e orientação, seu modo de ver o mundo e a sua realidade.
O desenho n° 1 se aproxima de um mapa, o que caracteriza o realismo visual, pois, podemos perceber que o aluno foi detalhista, em relação às perspectivas, proporções, medidas e distâncias e apresenta uma linha de base estabelecendo relação espacial entre os objetos. Foi realizado o desenho com uma visão do alto o que demonstra as proporções entre os materiais da sala de aula como: janelas, mesa, lousa e porta. Porém o desenho das carteiras onde o número das carteiras para alunos destros são de duas filas com 5 carteiras cada e para alunos canhotos é também duas fileiras de 6 carteiras num total de12 carteiras o que chamou a atenção foi que em uma sala de aula o número de alunos canhotos é muito pequeno, mas no desenho do aluno esse número é maior que dos alunos destros.
Já o desenho n° 2 não apresenta uma linha de base e não existe proporção entre os objetos e também não estabelece relação espacial entre eles. O desenho foi realizado com uma visão do alto e ao mesmo tempo de frente, e todos os objetos no ar. A lousa em proporção ao armário está bem maior o desenho da janela dá a entender que está no chão e apresenta a imagem noturna do sol.
O aluno apresenta o que Luquet chamou de realismo intelectual a fase em que não incluem apenas os objetos que podem ver, mas também aquilo que elas sabem que existe. Nesses desenhos, há ausência de elementos visíveis e acréscimo de elementos que não são visíveis; aparecem formas peculiares de perspectiva como rebatimentos, mistura de pontos de vista e justaposição espacial e temporal.
No desenho também são apresentados o que o autor chama de rebatimentos que e representação de elementos de um plano sobre outro em um mesmo campo visual, mas sob pontos de vista diferentes.

A observação dos desenhos nos possibilita desta forma percebemos que a escola precisa possibilitar à criança a

Relacionados