hasuhauhsau

928 palavras 4 páginas
A evolução da segurança do trabalho

Tudo começou na Pré-história quando os homens iam caçar, as lesões ocorridas durante a caça eram consideradas acidentes de trabalho.
As primeiras ordenações aos fabricantes para a adoção de medidas de higiene do trabalho datam da Idade Média. Os levantamentos das doenças profissionais, promovidos pelas associações de trabalhadores medievais, tiveram grande influência sobre a segurança do trabalho.
No Egito, Papiro Anastacius V descreveu as condições de trabalhos de um pedreiro.
No império Romano, Plínio e Rotário são os pioneiros a estabelecer medidas de prevenção de acidentes e utilização de mascaras de proteção.
No ano de 1700 Bernardus Ramazzini publicaram sua obra “As doenças dos trabalhadores”. O trabalho dele foi à base de estudo que iluminou o trabalho de grandes mentes da medicina ao longo dos séculos.
Em torno de 1760 Surge a Revolução Industrial na Inglaterra, com o aparecimento das máquinas de tecelagem movidas a vapor (tear mecânico). De 1900 a diante Várias inovações surgiram, energia atômica, meios de comunicação rápida, produção em massa.
Em 1802 O parlamento inglês através de uma comissão de inquérito, aprovou a 1° lei de proteção aos trabalhadores: Lei de saúde e moral dos aprendizes, estabelecendo limite de 12 horas de trabalho/dia, proibindo o trabalho noturno.
Com as novas máquinas surgiram os riscos, assim foi criado o supervisor de segurança, o mesmo era indicado para o cargo e não tinha um conhecimento técnico, apenas obtinha o conhecimento em prática.
O supervisor percebendo os riscos dos trabalhadores começou com a produção de equipamentos de proteção, que preservariam a integridade física do funcionário.
Ao longo do tempo foram criadas várias normas, e em um decreto de lei foi criado a CLT-Consolidação das Leis Trabalhistas.
Após isto houve a criação do curso técnico de segurança do trabalho.

A segurança do trabalho no Brasil

1891 - A preocupação prevencionista teve início com a Lei

Relacionados