Has drc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SLIDE 1)A HÁ é um achado mto frequente nas doenças renais, tanto agudas como crônicas. No entanto, sua incidência e sua patogênese variam com o tipo de doença renal e sua duração. A fisiopatologia da elevação crônica da PA é uma temática mto complexa, envolvendo tantos fatores ambientais como genéticos. Os principais mecanismos da HÁ na DRC são a sobrecarga salina e de volume, além do aumento daatividade do SRAA e da disfunção endotelial.

SLIDE 2) Estudando os sistemas hidráulicos, Poiseuille estabeleceu a seguinte relação: onde o F é o fluxo de fluido em uma tubulação rígida, Pi e Pf as pressões no início e no fim da tubulação, e R a resistência oferecida ao fluxo. Essa equação de poiseuille pode ser transposta ao sistema circulatório. Desta forma teremos: DC=... Onde DC representao débito cardíaco (portanto o fluxo hidráulico), PA a pressão arterial media, PV a pressão venosa e R a resistência hidráulica do sistema, que no sistema circulatório é denominada resistência periférica.
SLIDE 3) Comparada à PA, a PV tem uma magnitude mto pequena, sendo possível retirá-la d formula, sem incorrer erro mto grande. PORTANTO fica: DC=PA/R. que é mais frequentemente expressa em PA=DCx RV. Apesar da simplicidade da equação, são extremamente complexos os mecanismos que regulam a PA que deixam de funcionar adequadamentno pacte hipertenso.
SLIDE 4) o balanço de sódio positivo, expande o volume de fluido extracelular e causa hipertensão por aumento do DC ou RVP...
SLIDE 5) Embora os mecanismos dessa resistência periférica não sejam mto claros, admite-se que estejamrelacionados a fatores locais de auto-regulação de fluxo tecidual, além da presença de uma substancia endógena (digitalis-like) liberada em situações de expansão do volume de fluido extracelular a fim de estimular a natriurese,. Estudos de Wardener mostram que na DRC haveria expansão do volume de fluido extracelular, que enviaria m sinal ao hipotálamo, o qual liberaria a substancia endógena digitalis-like,que inibe a bomba de Na-KATPAse universalmente. Tal substancia diminui a reabsorção tubular de Na, tentando portanto, antagonizar a expansão. Já em tecido muscular liso, a substancia, ao inibiar a NaKatpase, aumenta a concentração de cálcio citosolico por promover a entrada de cálcio, através da bomba sódio-calcio. O aumento do cálcio, promove aumento da reatividade vascular, e portanto RVP.Portanto, embora haja fortes evidencias que suportam a existência de uma substancia endógena digitlis-like na IRC, cuja teoria está de acordo com a hipótese de trade-off (manutenção do balanço de sódio, as custas do aumento da PA e resistência vascular renal) *** modelos experimentais confirmaram essa hipotse, já estudos em adultos, parcialmente confirmaram.
SLIDE6) LER

SLIDE 7) Esudos sobre aendotelina, ainda são iniciais. Alguns estudos mostraram aumento dos níveis plasmáticos e urinários de endotelina qdo comparado aos normais. Não há porem, correlações certas entre os níveis e a PA.
SLIDE8) A PA é regulada por um sistema de controle altamente complexo. Temos atuação de vários mecanismos atuando em paralelo, cada um com sua própria dinâmica e com seus próprios efetores. Hámecanismos de ação rápida, como os barorreceptores, quimiorreceptores arteriais e a resposta isquêmica do SNC, capazes de responder em questão de segundos variações bruscas da dinâmica circulatória. A longo prazo.. intervalo de alguns dias, entra em ação a capacidade dos rins de controlar a excreção de sal e água. Essa capacidade se baseia no fato de que a pressão de perfusão renal, exerce uma profundainfluencia sobre a excreção de sódio e agua, que é conhecido como natriurese pressórica.
SLIDE 9) de modo geral temos alguns fatores que influenciam a excreção renal... vasopressina> estudos experimentais sugerem que, em condições de redução da massa renal, o sistema arginina-vasopressina possa contribuir para hipertensão por causar expansão hipotônica do volume de fluido extracelular por...
tracking img