Harware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2878 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BLUETOOHT
Frequência de Operação
A especificação Bluetooth determina que a faixa de frequência de operação de seus dispositivos é a ISM (Industrial Scientific Medicine) de 2,4 GHz. Por ser uma faixa não licenciada na maioria dos países, permite que seja utilizada sem maiores restrições ou custos. Porém essa mesma característica acarreta que tal faixa seja compartilhada com a maioria dosdispositivos eletrônicos, como o Wi-Fi, deixando assim a transmissão muito suscetível à interferências do meio.
Para contornar tal problema o Bluetooth utiliza 79 canais distintos com um intervalo de 1 MHz entre eles, abrangendo, assim, a faixa de 2.402 MHz a 2.080 MHz da ISM. É utilizada a técnica de espalhamento de espectro por saltos de frequência ( FHSS – Frequency Hopping Spread Spectrum). Estatécnica consiste em um rádio transmissor realizando saltos de frequência durante a trasmissão a fim de não permanecer tempo suficiente em uma determinada frequência ao ponto de sofrer interferência considerável. Um dispositivo Bluetooth pode percorrer o seu espectro de operação a uma taxa de 1600hops/s (saltos/s).
A tecnologia Bluetooth possibilita a transmissão em half duplex e full duplex, comoveremos melhor mais adiante. A taxa de saltos de frequência de 1600 saltos/s possibilita que um dispositivo realize uma transmissão a cada 625µs denominado time-slot. Para implementar o modo full duplex o Bluetooth utiliza a técnica TDD (Time Division Duplex) em que o dispositivo envia em um time-slot e recebe no seguinte. Sendo assim, um aparelho Bluetooth envia e recebe pacotes quase quesimultaneamente.
A especificação Bluetooth permite uma taxa de transferência de dado de 1Mbps. Na prática, essa taxa é menor. Como exemplo, em uma transmissão full duplex atinge-se normalmente uma taxa de 432 Kbps, para transmissões half duplex os valores sobem para 721 Kbps. Já nas transmissões de voz, a taxa é de 64 Kbps.
Alcance
O Bluetooth foi criado principalmente para ser usado em dispositivosportáteis onde o espaço e energia disponíveis são limitados. Sendo assim, a potencia da antena do transmissor de radio de um dispositivo é bem pequena e consequentemente o seu alcance também. Um alcance maior requer uma potencia e um espaço maior. Portanto não é sensato que aplicações que não requerem tanta potência tenham antenas maiores e que consomem mais energia. Então a especificação Bluetoothprevê 3 classes diferentes para seus dispositivos.
  | Potencia (mW) | Alcance (m) |
Classe 1 | 100,0 | 100 |
Classe 2 | 2,5 | 10 |
Classe3 | 1,0 | 0,1 |
Tabela 1
A Classe 2 é a mais comumente utilizada entre as aplicações e a Classe 3 é utilizada para aplicações industriais.
Conexão
Quando um dispositivo Bluetooth detecta outro, o mesmo estabelece uma conexão assumindo o papel demaster e o outro dispositivo de slave. Como ambos os dispositivos são idênticos eles podem assumir tanto o papel de master quanto o de slave após estabelecida a conexão. A única diferença entre os dois papéis é que o dispositivo master fica responsável pelo gerenciamento da conexão.
Numa conexão, o dispositivo que começa o processo assume o papel de master e pode realizar dois diferentes tipos decomando para iniciar a conexão.
Comando Inquiry: é utilizado quando não se sabe o número de identificação ou endereço do outro dispositivo.
Comando Page: é utilizado a partir do momento que o endereço é obtido e tem o papel de completar o estabelecimento da conexão.

Figura 1
Ao ser iniciada a conexão é estabelecida uma Personal Area Network (PAN) denominada piconet. Cada conexão piconet possuiapenas um master e até 7 slaves ativos ou até 255 dispositivos no modo Park. Os modos de operação serão discutidos mais adiante no tópico de Controle de Acesso.
Para a conexão de mais de 8 dispositivos, é criado uma scatternet. Esta é composta por várias piconets conectadas entre si através dos dispositivos master.

Figura 2
Link Físico
O Bluetooth é capaz de transmitir sinais de dado e...
tracking img