Harry Hoijier

584 palavras 3 páginas
Leia o texto do antropólogo Harry Hoijier e atente para a importância do papel da linguagem na cultura.

A linguagem é de tal forma parte integrante de nossas atividades diárias que muitos podem considerá-la um fato mais ou menos natural e automático, como respirar ou piscar. Evidentemente, se no detivermos a pensar no assunto, verificaremos que nada há de automático em relação à linguagem.

(…)

É difícil apreender completamente a importância do papel desempenhado pela fala em nosso comportamento social. Como seria uma sociedade sem linguagem? Evidentemente, não haveria escrita nem outras formas de comunicação pela palavra, pois todas dependem, em última instância, da linguagem falada.

Nossos recursos para aprender seriam, em consequência, muito mais restritos. Seriam obrigados, como os animais, a aprender fazendo e observando as ações outros. Toda a história desapareceria (…). Não teríamos meios de expressar nossos pensamentos e ideias a outros, ou de participar dos processos mentais de nossos semelhantes.

Uma sociedade sem linguagem não poderia empreender a não ser as mais simples atividades cooperativas (…), não teria meios de assegurar a continuidade do comportamento e da aprendizagem necessária à criação da cultura. A sociedade humana, sem cultura, estaria reduzida ao nível das atuais sociedades de macacos. Os símios têm uma estrutura física bastante semelhante à nossa. Como os humanos, aprendem rapidamente pela experiência e pela observação e imitação das ações dos outros. Numerosos estudos revelaram que os macacos não só aprendem a utilizar ferramentas como também inventam-nas. A respeito, porém, do fato de que os macacos individualmente aprendem com facilidade e que, como indivíduos, apresentam notáveis resultados na aquisição de conhecimentos, os macacos como espécie jamais desenvolveram uma cultura.

(…) Quando um macaco resolve um problema, o conhecimento adquirido nessa experiência permanece estático. Pode lembrar-se dele se e quando

Relacionados