Harold d. lasswell

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (309 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Harold Dwight Lasswell: Nasceu em 13 de Fevereiro 1902, na cidade de Donnellson, Ilinois, Estados Unidos da América, e faleceu em 18 de Dezembro 1978. Psicólogo, Pioneiro e Professor em CiênciaPolítica e Direito.
Estudou na Universidade de Yale, foi Professor na Universidade de Chicago, também lecionou em Ford Foundation e no Bramford College e foi diretor de War communications research naU.S. Library of Congress.
Recebeu influência dos pensadores Robert Michels, Maquiavel, Gaetano Mosca e outros.
Viveu em períodos de guerra, e também da Crise de 29, por isso analisou e estudou osefeitos da mídia nas motivações das duas primeiras guerras, levantou teorias do poder de mídia de massa, dentre elas a Teoria da Persuasão, que foi baseada na Teoria Hipodérmica. A teoria, apontava asfalhas da outra e Lasswell foi um dos responsáveis pela sua defasagem. O Modelo de Lasswell apontava cinco questões cruciais para a compreensão correta da mensagem midiática: “Quem? Diz o quê? Atravésde que canal? A quem? Com que efeito?” com esse paradigma era capaz de conseguir respostas mais claras e completas. Ela é baseada em aspectos psicológicos, e defende que a mensagem enviada pela mídianão é assimilada imediatamente pelo indivíduo, dependendo de várias perspectivas individuais.
Lasswell foi autor também de Psychopatology and Politcis ( Nova Iorque 1930), Em 1949 publica outraobra fundamental, em colaboração com N. Leites, The Language of Politics, Studies in Quantitative Semantics ( Nova Iorque, Georges W. Stewarts), e em 1952, em colaboração com Abraham Kaplan, edita Powerand Society. A Framework for Enquiry, de 1952. Neste último trabalho, considerado como uma espécie de bíblia do modelo empírico-analítico da ciência política, proclamava expressamente que the basicconcepts and hypotheses of political Science não poderiam incluir elaborations of political Science não poderiam incluir elaborations of political doctrine or waht the state ande society ought to...
tracking img