Hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Indique as vantagens e as desvantagens na utilização do overclocking no computador ?
Overclocking é o nome que se dá ao processo de forçar um componente de um computador a rodar numa freqüência, definida em hertz mais alta do que a especificada pelo fabricante. Apesar de haver diferentes razões pelas quais o overclock é realizado, a mais comum é para aumentar o desempenho do hardware. Ooverclocking pode resultar em superaquecimento do processador, instabilidade no sistema e às vezes pode danificar o hardware, se realizado de maneira imprópria.
A velocidade padrão de um componente está assegurada pela tensão (Volt) a que ele está definido para trabalhar. Existe uma margem ascendente (às vezes grande) de freqüência que o componente tolera com essa mesma tensão até chegar a umafreqüência onde é perdida a estabilidade, sendo necessário compensá-la com o incremento de tensão, aumentando conseqüentemente a temperatura.
O overclock pode ser aplicado basicamente a quatro componentes de hardware:
Processador
Placa-Mãe
Memória
Placa de Vídeo

Nota-se que quem procura o overclock é o game, entusiasta ou utilizador de software que realmente requeira grandes recursos computacionais.Caso o usuário utilize o PC apenas em tarefas rotineiras de baixo desempenho como navegar na Internet, ouvir música, ver vídeos e fazer as coisas pessoais, não é necessário nem recomendável o overclock.
A velocidade do clock num processador é definida multiplicando a velocidade da BUS pelo multiplicador, os quais estão definidos de fábrica (as vezes a velocidade da BUS pode ser designada poroutros termos ou siglas, como HTT ou FSB (Front Side Bus).
O overclock está diretamente relacionado com o aumento de consumo de energia, sendo necessário ter a certeza de que a fonte de alimentação consegue alimentar (de forma estável) a potência necessária ao funcionamento do sistema em overclock. Ao consumir mais energia irá, obviamente, ter que dissipá-la por forma de calor, portanto é necessáriauma boa refrigeração. Portanto, se quer iniciar no overclock, a fonte de alimentação e a refrigeração serão as primeiras etapas.
O sucesso do overclock está dependente das potencialidades de todo o hardware envolvido, onde o essencial, em primeiro lugar é a placa-mãe, depois o processador e só então a memória. Recomenda-se que seja feito a partir da BIOS mas também é possível fazê-lo porsoftware ou alterando fisicamente os componentes.
Mas overclock não trata apenas de aumento em Mhz ou em multiplicação, nos processadores também podem ser alteradas suasdiferenças de potencial para aumento de carga ou sua diminuição (underclock).
Isso pode ter certas consequências, das quais se destacam a diminuição da vida útil do hardware e o aumento de temperatura do dispositivo. Podendo atéprovocar a fusão dos componentes do computador. Esse aumento da temperatura é solucionado com o resfriamento do hardware.
LINK: http://pt.wikipedia.org/wiki/Overclocking


2) Execute uma comparação entre os barramentos USB e FireWire, focando as seguintes características ?

USB
O USB é um velho conhecido. Simplesmente o barramento externo mais usado atualmente. O que torna o USB tão popular é asua flexibilidade; além de ser usado para a conexão de todo o tipo de dispositivos, ele fornece uma pequena quantidade de energia, permitindo que os conectores USB sejam usados também por carregadores, luzes, ventiladores, aquecedores de xícaras de café, etc.
No USB 1.x, as portas transmitem a apenas 12 megabits, o que é pouco para HDs, pendrives, drives de CD, placas wireless e outros periféricosrápidos. Mas, no USB 2.0, o padrão atual, a velocidade foi ampliada para 480 megabits (ou 60 MB/s), suficiente para a maioria dos pendrives e HDs externos.
Existem quatro tipos de conectores USB, o USB tipo A, que é o mais comum, usado por pendrives e topo tipo de dispositivo conectado ao PC, o USB tipo B, que é o conector "quadrado" usado em impressoras e outros periféricos, além do USB mini...
tracking img