Hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
Curso de Bacharelado em Administração Pública





Disciplina: Informática






Considerando os objetivos de conceituar hardware e software e de contextualizar e identificar situações em que ocorre a utilização da Tecnologia de Informação nas organizações e especialmente pelo governo, realize as atividades a seguir:

1. Descreva de forma sucintauma organização pública, identificando os tipos de automações adotados nela – pode ser uma empresa estatal, uma prefeitura, uma Câmara de Vereadores, a Assembleia Legislativa de seu Estado ou o Senado.

Automações adotadas:

1 – Automação de escritório

Comunicação: e-mail funcional que é aceito como documento oficial para fins de autorização, confirmação, retificação ou complementação dealgum requerimento, e até mesmo para um juiz ou chefe de secretaria informe que está de acordo com alguma solicitação de quem lhes estiver subordinado.

Gerência de atividades: e-mail funcional que, além de enviar e receber correspondência eletrônica, possui agenda de contatos e calendário no qual se pode marcar reuniões, enviar convites para os participante, além de lembrar o evento no diaespecificado.

Preparação e recuperação de documentos: Sispe (para atividade meio), Projud, Pje e Judwin (para atividade fim). Em regra, permitem que os documentos ou processos sejam acompanhados pela internet ou intranet, possibilitando identificar data e local de início (entrada), local onde se encontram no momento, movimentação, despachos realizados e por fim arquivamento. O Pje, mais recente, é deiniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e permite também, além das ações já elencadas, que o CNJ acompanhe a produtividade e o cumprimento de prazos pelos tribunais de todo país (ainda me fase de implementação).

Apoio e decisão: sistema Universal RH, utilizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas, é um banco de dados no qual constam todas as informações dos servidores, pessoais eprofissionais. Através dele podem ser emitidos diversos tipos de relatórios, bem como podem ser feitos lançamentos em folha de pagamento, genéricos ou pessoais, que se fossem feitos manualmente demorariam uma eternidade.

Sistema de captura direta de informações: para os funcionários da prestadora de serviços existe uma máquina na qual eles colocam a digital para marcar a hora de entrada, de almoçoe de saída ao final do expediente.


2 – Automação dos serviços

Serviços de manutenção à distância: a Secretaria de Tecnologia e Informação (SETIC) do TJPE dispõe de acesso remoto aos computadores para resolver eventuais problemas sem ter que se dirigir ao local. Muitas vezes também orientam as pessoas por telefone, e estas aprendem a resolver seus próprios problemas quando estes sãosimples (este segundo caso poderia ser considerado treinamento de clientes).

Clientes substituem colaboradores remunerados: não totalmente, mas em grande parte, a utilização dos serviços da Biblioteca pode ser realizada pelo site do tribunal; nele podem ser feitas consultas ao acervo, reservas e até mesmo renovação do aluguel de algum livro. Além disso, o sistema também avisa, através de mensagemenviada ao e-mail funcional, que o livro reservado já está disponível. Ainda neste tópico, existe a emissão de certidão de antecedentes criminais pelo site do Tribunal, que pode ser feita pelo próprio usuário (qualquer cidadão), sendo necessário se dirigir ao fórum apenas quando da existência de homônimos.

Além disso, o TJPE possui um portal na internet, www.tjpe.jus.br, no qual é disponibilizadoo Diário de Justiça Eletrônico (DJe). Atualmente, cada setor encaminha suas próprias publicações através da intranet (com senha específica de acordo com o assunto ou competência, ex. Presidência, Corregedoria, Secretaria de Gestão de Pessoas, etc.), o que evita que um só órgão fique encarregado e sobrecarregado de toda publicação.



2. Identifique os tipos de equipamentos existentes em...
tracking img