Hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2933 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HowStuffWorks - Como funcionam as LCDs (telas de cristal líquido)

http://eletronicos.hsw.com.br/lcd.htm/printable

ASSINE

BATE-PAPO

E-MAIL

SAC

ÍNDICE PRINCIPAL

Messenger

Voip

E-Mail Grátis

Shopping

Principal > Eletrônicos > Componentes

Como funcionam as LCDs (telas de cristal líquido)
por Jeff Tyson - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Introdução Vocêprovavelmente usa itens que contêm uma LCD (tela de cristal líquido) todo dia. Elas estão por toda parte: em laptops, relógios digitais e relógios de pulso, fornos de microondas, aparelhos de CD e muitos outros aparelhos eletrônicos. As LCDs são comuns porque oferecem algumas vantagens reais sobre outras tecnologias para telas. Elas são mais finas e mais leves e gastam muito menos energia que os tubosde raios catódicos (CRTs)

Uma tela simples de LCD de uma calculadora
Mas por que essas coisas são chamadas de cristal líquido? O nome "cristal líquido" soa como uma contradição. Pensamos em cristais como sendo um material duro como o quartz, geralmente duros como uma rocha, enquanto os líquidos são obviamente diferentes. Como um material pode combinar os dois? Neste artigo, você vai descobrircomo os cristais líquidos realizam esse incrível truque e vai dar uma olhada na tecnologia por trás das LCDs. Também vai aprender como as estranhas características dos cristais líquidos têm sido usadas para criar um novo tipo de obturador e como as grades desses pequenos obturadores abrem e fecham para formar padrões que representam números, palavras ou imagens. Cristais líquidos Aprendemos naescola que há três estados comuns da matéria: sólido, líquido ou gasoso. Os sólidos agem dessa maneira porque suas moléculas sempre mantêm sua orientação e ficam na mesma posição em relação umas às outras. As moléculas nos líquidos são justamente o oposto: elas podem mudar sua orientação e se mover para qualquer lugar no líquido. Mas há algumas substâncias que podem existir em um estado peculiar que élíquido e sólido. Quando estão em um desses estados, suas moléculas tendem a manter sua orientação, como as em estado sólido, mas também se movem para posições diferentes, como as em estado líquido. Isso significa que cristais líquidos não são nem sólidos nem líquidos. É por isso que esse nome aparentemente contraditório surgiu. Então, os cristais líquidos agem como sólidos, como líquidos ououtra coisa? Acontece que cristais líquidos estão mais próximos do estado líquido que do sólido. É necessário uma grande quantidade de calor para transformar uma substância de cristal sólido para líquido e é necessário apenas um pouco mais de calor para transformar esse mesmo cristal líquido em líquido real. Isso explica porque os cristais líquidos são muito sensíveis à temperatura e porque são usadospara fazer termômetros e anéis de humor. Também explica porque uma tela de laptop pode agir de forma estranha no tempo frio ou durante um dia quente na praia. Cristais líquidos em fase nemática Da mesma maneira que há muitas variedades de sólidos e líquidos, há também uma variedade de substâncias de cristal líquido. Dependendo da temperatura e da natureza particular da substância, os cristaislíquidos podem estar em uma das várias fases distintas (veja abaixo). Neste artigo, vamos discutir sobre os cristais líquidos na fase nemática, os cristais líquidos que tornam as LCDs possíveis. Uma característica dos cristais líquidos é que são afetados por correntes elétricas. Um tipo particular de cristal líquido nemático, chamado nemático torcido (TN), é naturalmente torcido. A aplicação de umacorrente elétrica nesses cristais líquidos os destorcem em vários graus, dependendo de sua voltagem. As LCDs usam esses cristais líquidos porque eles reagem de maneira previsível a corrente elétrica controlando a passagem de luz.

Tipos de cristal líquido
A maioria das moléculas de cristal líquido tem a forma de haste e é amplamente classificada como termotrópica ou liotrópica.

1 de 5...
tracking img