Hardware

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3174 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS
E TECNOLOGIA DE MOÇAMBIQUE
Licenciatura em Engenharia Informática

Os componentes de um sistema
Amade Omar Ismael Nº 2009018
Agosto de 2012

ÍNDICEPágina
INTRODUÇÃO 1
HISTÓRIA DOS SI E DAS TIC NAS ORGANIZAÇÕES 2
OS IMPACTO DOS SI E DAS TIC NAS ORGANIZAÇÕES 3
Redução de custos 3
Criação de Valor 4
As Redes 5
Inovação 6
Redução do Risco 6
Virtualização 7
Diferenciaçãode Produto 7
O ESTUDO DO CASO POLYEX, LDA 7
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
ANEXOS 13


1. INTRODUÇÃO

Os computadores são máquinas que realizam tarefas ou cálculos de acordo com um conjunto de instruções ou programas. Os primeiros computadores totalmente electrónicos, surgidos na década de 40, eram máquinas de grandes dimensões que tinham de ser operadas por equipas depessoas. Comparados com essas primeiras máquinas, os computadores actuais são impressionantes. Não apenas são milhares de vezes mais rápidos, como cabem na sua secretária, no seu colo ou até mesmo no seu bolso.
Na realidade, um computador é um sistema que consiste em vários componentes que trabalham em conjunto. Os componentes físicos, que pode ver e tocar, são colectivamente chamados hardware, poroutro lado, software refere-se às instruções, ou programas, que comandam o hardware.
O tamanho e a capacidade dos computadores variam bastante. Num dos lados da escala encontram-se os supercomputadores, computadores de grandes dimensões com milhares de processadores interligados que efectuam cálculos extremamente completos. Do outro lado estão os minúsculos computadores incorporados nos carros,televisores, sistemas estereofónicos, calculadoras e electrodomésticos. Estes computadores são concebidos para realizar um número limitado de tarefas.
O objectivo do trabalho é dar uma visão geral sobre os componentes que formam um computador recorrendo a fontes bibliográficas.





2. COMPONENTES DE UM COMPUTADOR

2.1. A unidade de sistema
A unidade de sistema é o núcleo de um sistema decomputador. Normalmente, é uma caixa retangular colocada sobre a mesa ou embaixo dela. Dentro dessa caixa estão os componentes eletrônicos que processam as informações. O mais importante desses componentes é a CPU (unidade de processamento central) ou microprocessador, que actua como o "cérebro" do computador. Outro componente é a memória RAM, que armazena temporariamente informações utilizadaspela CPU enquanto o computador está ligado. As informações gravadas na RAM são apagadas quando o computador é desligado.
Quase todas as outras partes do computador se conectam à unidade de sistema por meio de cabos. Os cabos são conectados a portas (aberturas) específicas, geralmente na parte traseira da unidade de sistema. O hardware que não faz parte da unidade de sistema é chamado dispositivoperiférico ou simplesmente dispositivo.



OS IMPACTO DOS SI E DAS TIC NAS ORGANIZAÇÕES

Se as regras da economia não mudaram e a sociedade encontra-se hoje inserida em uma economia baseada na informação, como as organizaçãos estão usando a informação para competir no mercado? A preocupação com o uso da informação nos negócios é um assunto que está na pauta da academia há algum tempo.Acredita-se que a organização baseada na informação é o modelo de organização do futuro, fundamentada no conhecimento e formada por especialistas.

Redução de Custos

A busca pela redução de custos é a proposição inicial do uso das TIC. Por meio da reestruturação das funções organizacionais e introdução de eficientes sistemas transacionais, tem-se buscado a diminuição do tráfego de papel nos...
tracking img