Hard, soft e smart power

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1529 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Hard, Soft e Smart Power

Índice

Introdução ……………………………………………… Página 2

Hard, soft e smart power……………………………… Página 2

Conclusão ……………………………………………... Página 5

Bibliografia …………………………………………….. Página 6

Introdução

O que é o poder?

a capacidade para influenciar os resultados que desejamos e alterar o comportamento dos outros. desejo de obtenção de determinados recursos comopopulação, território, recursos naturais, poder económico, força militar e estabilidade politica.
mas ao longo dos séculos, à medida que se vai evoluindo as tecnologias, alteram-se também as fontes do poder. as fundações do poder têm-se afastado da Ênfase na força militar e na conquista, e uma outra causa importante é o crescimento do nacionalismo fazendo com que fosse mais difícil para osimpérios governar populações " despertas". como por exemplo o caso do colapso do império soviético, seguido do fim dos impérios europeus em décadas.

podemos ainda referir que uma outra causa foi a mutação social dentro das grandes potencias. para grande parte dessas grandes potencias actuais, o uso da força colocaria em risco os seus objectivos económicos. mas nada disso é válido para dizer que aforça militar no tem actualmente qualquer papel na politica internacional.

Iremos então abordar os conceitos de soft power, hard power e smart power para tentar mostrar as diferentes caras que envolvem o exercício do poder, pois sao conceitos importantes para definir e analisar a poítica externa.




“Soft, hard e smart power”
Podemos então verificar que poder militar e o podereconómico são alguns exmplos de poder duro, induzindo outros a mudarem as suas atitudes. Mas também, existe uma forma indirecta de exercer poder, como por exemplo se um pais obter os resultados que deseja na politica mundial pois outros países por admirarem os seus valores, seguem este mesmo país, imitando as suas politicas. Assim, podemos chamar a esta forma de poder soft power – poder suave.Sendo que o poder suave é baseado na capacidade de determinar a agenda politica para inflkuenciar as preferências está associada a recursos de poder tangíveis tais como a cultura, a ideologia e instituições que captam atenção dos demais. Assim como “ se conseguir fazer com que queiram fazer o que quero, então eu não tenho de força-los a fazer o que não querem”
No entanto, esse poder não é igual ainfluencia, embora seja uma fonte dela. É também mais que persuasão, é a capacidade de seduzir e de atrair, sendo esta que conduz normalmente a imitação.
Este poder tem, na sua grande maioria, nos valores, que podem ser encontrados na cultura, nas políticas no interior de cada país e na maneira como nos comportamos internacionalmente.
Dizia Hubert Védrine que os Americanos são muito poderosospela sua capacidade de «estimular os sonhos e os desejos de outros, graças ao domínio das imagens globais através do cinema e da televisão (…)».
Sendo assim, o poder suave é uma realidade importante. Mas pode-se ainda dizer que o poder suave e o poder duro estão inter-relacionados podendo, estes reforçarem-se um ao outro, pois ambos baseiam-se na capacidade para alcançarmos os nossos objectivosinfluenciando o comportamento dos outros.
Se um país sofrer um declínio económico e militar, este fica susceptível de perder a sua capacidade de influenciar a agenda política bem como perde o seu poder de atracção.
O poder duro também pode ser utilizado para criação de impérios e instituições que estabelecem a agenda para estados mais pequenos. Dando como exemplo o domínio soviético sobre ospaíses da Europa de leste.
Se um pais conseguir legitimar o seu poder aos olhos de outros, encontrará menor resistência aos seus desejos, se a sua cultura e ideologia forem atractivas, outros os seguirão voluntariamente.
Assim, a universalidade da cultura de um pais e a sua capacidade para criar um conjunto de regras e instituições, mais favoráveis, que governem áreas das actividades, outros as...
tracking img