HAPPENING E PERFORMANCE

2877 palavras 12 páginas
Performance
A origem da palavra performance também tendo como subjetivo o desempenhovem da tradição egípcia primeiramente usada como um termo relativo às artes do espetáculo. A “Performancey” era um ritual de encontro de artistas itinerantes que no final de um longo dia de trabalho construindo pirâmides, se encontravam para praticar as mais diversas artes e se divertir.
Hoje a palavra performance é tida como um evento no qual um grupo de artistas (ou artista) se comporta como o público, criando assim algo fora do comum podendo envolver teatro, música, cinema, literatura, e outras artes.

Grupo Rex

Chris Burden

Saburo Teshigawara – Glass Tooth
Por ser tão abrangente, misturar vários tipos de arte e ter origem nas vanguardas, onde se pregava a liberdade. A performance é um dos meios de expressão mais difíceis de delimitar contornos específicos. Com a busca pela liberdade evitou-se a possibilidade de buscar conceitos que delimitassem até que ponto uma forma de expressão pode ser considerada performance.
Hoje estudiosos do teatro e de outras artes buscam essa conceitualização da palavra e do meio específico de arte.
“A performance pode ser entendida como uma função, como um novo gênero, como uma fusão de gêneros, como um gênero multidisciplinar, como evento, como intervenção política ou ambiental, como ritual, ou como pura ação ou presença. No esforço por defini-la conceitualmente, Marvin Carlson cita a observação de Mary Strine, Beverly Long, e Mary Hopkins no artigo “Research in Interpretation and Performance Studies: Trends, Issues, Priorities” onde se entende performance como um conceito que se contesta a sí mesmo. Esta expressão, formulada por W.B. Gallie, se refere a conceitos, como a arte e a democracia, que não somente consideram, senão que incorporam o desacordo em si mesmos, o que implica num permanente potencial de valor crítico a respeito de nossos próprios usos ou interpretações do conceito em questão (Strine, Long, Hopkins e Gallie in

Relacionados