Hanseíase

456 palavras 2 páginas
Introdução
O esqueleto humano é um endoesqueleto - isto é, está colocado entre os tecidos moles do corpo. É uma estrutura viva capaz de crescer, se adaptar e se reparar. Um endoesqueleto difere grandemente do exoesqueleto dos artrópodos tais como os besouros e os camarões de água doce. Pelo fato do exoesqueleto dos animais não ser uma estrutura viva, esses animais devem desprender sua estrutura esquelética e formar uma nova, maior do que aquela, se eles continuam crescendo. Como sabemos do nosso próprio desenvolvimento, nosso esqueleto cresce juntamente com as demais estruturas do corpo.
O esqueleto desempenha várias importantes funções: suporte, movimento, proteção, estoque de minerais e formação de células do sangue (hemopoiese).
É clássico admitir que o corpo humano possui 206 ossos. Mas esse número varia de indivíduo para individuo, e na mesma pessoa varia conforme a idade.
O esqueleto pode ser dividido em esqueleto apendicular e axial. O Esqueleto axial é composto pelos ossos da cabeça, pescoço e do tronco.
O esqueleto apendicular é composto pelos membros superiores e inferiores, incluindo suas cinturas.
Os ossos são classificados de acordo com a sua forma e composição. Podem ser classificados como: Ossos Longos, Curtos, Laminares ou Planos, Alongados, Pneumáticos e Irregulares.

Conclusão
O sistema esqueletico adulto é composto de 206 ossos. O esqueleto é dividido em partes axial e apendicular. O esqueleto axial consiste nos ossos que formam o eixo do corpo, sustentam e protegem os órgãos da cabeça, pescoço e tronco. Os componentes do esqueleto axial são: crânio, osso hióide, coluna vertebral, caixa torácica.
O esqueleto apendicular é constituído por ossos dos membros superiores e inferiores e pelos ossos dos cíngulos que firmam que ligam o esqueleto axial ao apendicular. Os componentes do esqueleto apendicular são: cíngulo do membro superior (par de escapula e de clavículas), membros superiores, cíngulo do membro inferior (2 ossos do quadril),

Relacionados