Hanseniase

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
FUNDAÇÃO UNIRG







TRANSTORNO BIPOLAR






GURUPI – TO
JUNHO 2011

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG
FUNDAÇÃO UNIRG
7° PERÍODO
ACADÊMICOS: Rafael Souza, Salma da Costa Lopes, Samara Batista, Simone Shasmylla Sousa de Albuquerque, Tairine Leopoldino Cardoso, Thamires Brandão.




TRANSTORNO BIPOLAR

Trabalhoapresentado à disciplina Enfermagem Assistencial I, como requisito parcial para obtenção de notas.
Docente: Dione Bairros.



GURUPI – TO
JUNHO 2011
1. INTRODUÇÃO

O transtorno bipolar do humor, também conhecido como distúrbio bipolar, é uma doença caracterizada por episódios repetidos, ou alternados, de mania e depressão. Uma pessoa comtranstorno bipolar está sujeita a episódios de extrema alegria, euforia e humor excessivamente elevado (mania), e também a episódios de humor muito baixo e desespero (depressão). Entre os episódios, é comum que passe por períodos de normalidade (WIKIPÉDIA).

Deve-se ter em conta que este distúrbio não consiste apenas de meros "altos e baixos". Altos e baixos são experimentados por praticamentequalquer pessoa, e não constituem um distúrbio. As mudanças de humor do distúrbio bipolar são mais extremas e mais duradouras que aquelas experimentadas pelas demais pessoas. Quando tanto a depressão quanto a mania são mais leves, porém mais duradouras, o transtorno passa a ser classificado como ciclotimia (WIKIPÉDIA).























2. OBJETIVO

Fornecerinformações acerca do Transtorno Bipolar do Humor


















3. JUSTIFICATIVA

Por ser uma doença de grande impacto na vida do paciente, de sua família e sociedade, que causa prejuízos freqüentemente irreparáveis em vários setores da vida do indivíduo, como nas finanças, saúde, reputação, além do sofrimento psicológico, despertou-nos enquanto acadêmicos o desejo depoder esclarecer de forma simples e objetiva tudo que envolve o Transtorno Bipolar do Humor ou Psicose Maníaco-Depressiva (ABC DA SAÚDE).


























4. REFERENCIAL TEÓRICO


4.1 TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR
O transtorno bipolar caracteriza-se pela ocorrência de episódios de “mania” que são definidos por exaltação do humor, euforia, hiperatividade,loquacidade exagerada, diminuição da necessidade de sono, exacerbação da sexualidade e comprometimento da crítica, freqüentemente alternados com períodos de depressão e de normalidade. Esses episódios maníacos incluem também irritabilidade, agressividade e incapacidade de controlar adequadamente os impulsos (DEL PORTO, 2001/2002).
Ainda segundo Del Porto as fases maníacas caracterizam-setambém pela aceleração do pensamento, distrabilidade e incapacidade em dirigir a atividade para metas definidas (embora haja aumento da atividade, a pessoa não consegue ordenar as ações para alcançar objetivos precisos). As fases maníacas, quando em seu quadro típico, prejudicam ou impedem o desempenho profissional e as atividades sociais, não raramente expondo os pacientes a situações embaraçosas e ariscos variados. Em casos mais graves, o paciente pode apresentar delírios de grandeza ou de poder, acompanhando a exaltação do humor, ou delírios de perseguição, entre outros e também alucinações, embora mais raramente.



4.2 EPIDEMIOLOGIA DA DOENÇA






De acordo com Del Porto, 2001/2002 estudos epidemiológicos indicam que o transtorno bipolar é relativamente freqüente(prevalência de 1,6% para o tipo I, e de 0,5% para o tipo II). A idade média de início dos quadros bipolares situa-se logo após os 20 anos, embora alguns casos se iniciem ainda na adolescência e outros possam começar mais tardiamente (após os 50 anos). Os episódios maníacos costumam ter início súbito, com rápida progressão dos sintomas; freqüentemnete os primeiros episódios ocorrem associados a...
tracking img