Hansen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Laboratório de Hanseníase – Instituto Oswaldo Cruz – FIOCRUZ


Centro colaborador nacional do Ministério da Saúde, o Laboratório de Hanseníase do IOC, situado no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, junto às atividades de controle e diagnóstico da hanseníase, agrega atividades de pesquisa e capacitação de recursos humanos.
O atendimento clínico ao paciente visa aestabelecer metodologias para tratamento e profilaxia da hanseníase. Tem por objetivos prestar assistência qualificada; participar de projetos de pesquisa; prestar assessoria técnica aos órgãos do Programa de Controle em Hanseníase, em níveis municipal, estadual e nacional; registrar os dados gerados pelo atendimento aos pacientes e seus familiares tendo em vista o controle epidemiológico.Missão:

Prestar assistência de qualidade e desenvolver atividades de assistência de referência em hanseníase, pesquisa e treinamento de recursos humanos.


Valores:

➢ Humanização – significa tratamento digno à pessoa humana em suas dimensões biopsicossocial e espiritual, considerando os direitos de todas e respeitando-os em suas diferenças.
➢ Integração - significa união,participação e envolvimento de todos, com vista à integridade e universalidade na assistência com o envolvimento de diversos segmentos institucionais.
➢ Respeito – significa tratamento igualitário nas relações humanas e reconhecimento das necessidades do outro, ouvindo-o de forma competente e solidária.
➢ Comprometimento - significa o ato de assumir o compromisso com atitudes voltadas para aintegração das equipes institucionais, seus valores e sua sustentabilidade.
➢ Desenvolvimento – significa a busca constante pela excelência, através da melhoria contínua de sua força de trabalho, capacitando-o para a utilização das melhores práticas, possibilitando, desta forma, qualidade, respeito e crescimento.


Visão:
Prestar assistência qualificada; manter e consolidar-se comoCentro de Referência em hanseníase do Ministério da Saúde.
O Laboratório de Hanseníase na Estrutura Organizacional da FIOCRUZ


[pic]












































Atividades Técnicas Desenvolvidas:


1. Diagnóstico: suspeição e confirmação dos casos de hanseníase.

1. DIAGNÓSTICO CLÍNICO
O diagnósticoclínico é realizado através do exame físico onde se procede a uma avaliação dermatoneurológica, buscando-se identificar sinais clínicos da doença. Antes, porém, de dar-se início ao exame físico, deve-se fazer a anamnese colhendo informações sobre a sua história clínica, ou seja, presença de sinais e sintomas dermatoneurológicos característicos da doença e sua história epidemiológica, ou seja, sobre apresença ou ausência de uma fonte de infecção.

O roteiro de diagnóstico clínico constitui-se das seguintes atividades:
Anamnese - obtenção da história clínica e epidemiológica;
➢ A pessoa deve ser ouvida com muita atenção e as dúvidas devem ser prontamente esclarecidas, procurando-se reforçar a relação de confiança existente entre o indivíduo e os profissionais de saúde.
➢Devem ser registradas cuidadosamente no prontuário todas as informações
obtidas, pois elas serão úteis para a conclusão do diagnóstico da doença, para o tratamento e para o acompanhamento do paciente.
➢ É importante que seja detalhada a ocupação da pessoa e suas atividades diárias.
➢ Além das questões rotineiras da anamnese, é fundamental que sejam identificadas as seguintesquestões: alguma alteração na sua pele - manchas, placas, infiltrações, tubérculos, nódulos, e há quanto tempo eles apareceram; possíveis alterações de sensibilidade em alguma área do seu corpo; presença de dores nos nervos, ou fraqueza nas mãos e nos pés e se usou algum medicamento para tais problemas e qual o resultado.

Avaliação dermatológica - identificação de lesões de pele com alteração...
tracking img