Hans zetterberg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Hans Zetterberg
A Sociologia como disciplina cientifica



SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..........................................................................................3
2. CAPÍTULOI...............................................................................................4
2.1 CAPÍTULOII..............................................................................................5

3. CONCLUSÃO............................................................................................5
4. REFERÊNCIAS........................................................................................6Erro! Indicador não definido.

*
* 1. INTRODUÇÃO

A sociologia como disciplina científica surgiu no início do século XIX, como uma respostaacadêmica para o novo desafio da modernidade: o mundo estava se tornando cada vez menor e mais integrado, a consciência das pessoas sobre o mundo estava aumentando e dispersando. Os sociólogos não só esperavamentender o que mantinha os grupos sociais unidos, mas desenvolver um “antídoto” para a desintegração social.
O termo foi cunhado por Auguste Comte, da palavra latim socius (associação) e o gregológus (estudo). Ele pretendia juntar todos os estudos sobre a humanidade, incluindo história, economia e psicologia.

* 2. CAPÍTULO I

Hans Zetterberg afirma que a sociologia é uma ciência queestuda o comportamento humano, que é representado em símbolos e pode ser testada e comprovada.

A Sociologia não explica nem pretende explicar tudo o que ocorre na sociedade nem todo o comportamentohumano. Muitos acontecimentos humanos escapam aos seus critérios. Ela toca, porém, em todos os domínios da existência humana em sociedade. Por esta razão, a abordagem sociológica, através dos seusconceitos, teorias e métodos, pode constituir para as pessoas um excelente instrumento de compressão das situações com que se defrontam na vida cotidiana, das suas múltiplas relações social e,...
tracking img