Hans staden – o filme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1263 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
HANS STADEN – O FILME

Para quem gosta de uma bela obra cinematográfica, este filme é maravilhoso, é um filme que tenta retratar fielmente, sem estereótipos, a vida dos povos indígenas do Brasil na época do descobrimento. Nessa época, as Capitanias eram constantemente invadidas por tribos indígenas. Dentre essas tribos, havia as que se aliavam aos portugueses até por conta de uma rivalidadeentre si como exemplo, a tribo dos Tupinambás era aliada dos franceses que lutava com os portugueses pela posse de terras, e estes eram aliados dos Tupiniquins que eram inimigos mortais dos Tupinambás. Essas tribos eram antropófagas, comiam gente, e o maior medo dos colonizadores era cair nas mão de uma dessas tribos inimigas.
Foi nesse contexto que o alemão Hans Staden naufragou no litoral de SantaCatarina e dois anos depois, chegou a São Vicente, concentração da colônia portuguesa no Brasil, onde trabalhou por mais dois anos com o intuito de juntar dinheiro para retornar à Europa.
No tempo em que viveu em São Vicente, Staden passou a ter um escrivão da tribo Carijó, que o ajudava. Preocupado com o sumiço do mesmo após ter ido pescar, Staden parte à sua procura se embrenhando numa canoano rio. Ao chegar a certa altura do rio, foi instigado a atirar após ler uma inscrição e qual não foi a sua surpresa, o que ele mais temia lhe aconteceu, foi capturado por índios de uma das tribos mais temida da época, os Tupinambás.
Segundo o costume, a presa, ou o prisioneiro, era de quem tocasse primeiro, e este foi o Nhapepô-Açu, ou seja, “Panela-Grande. Desde o início, ficou clara a intençãode seus captores de devorá-lo, pois foi cercado aos gritos, despido, esbofeteado, ferido com uma lança e mordendo-o, os índios agiam como se estivessem saboreando sua carne e ao chegar à aldeia, toda a tribo foi ver o inimigo capturado e ele foi obrigado a gritar: Aju ne peê remiur, ou seja, - Eu, seu alimento está chegando, e isto é de aterrorizar qualquer um. Ao chegar na tribo e não ter sidodevorado imediatamente, passa a ter que arranjar meios para não ser devorado.
Era costume das tribos indígenas, fazer seus prisioneiros passarem por um processo de integração à sociedade de seus captores, com isso Hans teve um precioso tempo para tentar estratégias para se manter vivo.
Primeiro tentou convencê-los de que era francês, aliados dos Tupinambás, os índios não acreditaram e para seudesespero, um francês amigo da tribo, ao chegar na mesma, disse que ele era português (é importante dizer que para os índios só existiam os portugueses e os franceses). Depois tenta se fazer de poderosos para os índios, mostrando seus poderes de comunicação com os deuses – consegue prever a até a estiagem de uma chuva. Hans em todo o tempo procurava manter sua fé viva e ao observar o misticismodos índios, procurou usar isto a seu favor. Por sorte ou por algum outro motivo que eu não sei, Hans tinha a sorte de que sempre quando ele orava algo de surpreendente acontecia que deixava os índios impressionados e vários fatos ocorriam de forma que os índios acreditassem que o Deus de Hans era muito poderoso e passavam a temê-lo. Virou curandeiro e até foi digno de uma mulher só para ele. Com otempo, Hans passou a ter certo status dentro da tribo.
Hans passou por maus bocados durante sua estadia na tribo, enfrentou um ataque dos tupiniquins, foi levado a uma tribo para assistir a uma festa onde um prisioneiro seria abatido e comido, por várias vezes tentou fugir mas era recapturado, e numa dessas vezes até conseguiria se não tivesse sido traído por outros franceses que não quiseramajudá-lo.
Em um dado momento, Hans foi dado de presente a outra tribo e esta, o entregou a um navio franceses que mantinham boas relações comerciais com os tupinambás em troca de um baú cheio de presentes.
Este filme é baseado num livro que conta a história verídica de Hans Staden, é tido como o primeiro livro escrito sobre o Brasil e um dos primeiros sobre o Novo Mundo. É de muita importância,...
tracking img