Handout Arl

1886 palavras 8 páginas
Handout: ARLT, Gerhard. “Arnold Gehlen – Pragmatismo e ideal empírico de método”. In Antropologia Filosófica. Petrópolis: Vozes, 2008 [159-198]

- 1904-1976

- projeto teórico “antropo-biológico”: filosofia e biologia – uma ciência empírica do ser humano abrangente (reação à orientação extracientifica, metafísica, distante da realidade que desemboca no dualismo ontológico corpo/alma, natureza/cultura, necessidade natural/história. (condições biológicas de base e exigências das formas sociais de vida)

- Antropologia filosófica: defesa contra a hiperbolização da importância das ciências do espírito (biologia e investigação comportamental

- época marcada pelo biologismo – “filosofia do nazismo”

- “lei estrutural contínua” – “sistema das relações mútuas entre todas as características do ser humano desde o andar ereto até a moral”. Análise da ação a partir das condições biológicas iniciais (instintos, impulsos, carências) às realizações culturais (instituições, moral).

- Comportamento como ponto de articulação entre ser de carências e doutrina das instituições. Relação entre estrutura instintiva e auto-estabilização cultural (realização simbólica, linguística, expressiva: exteriorização de sons, atos de inteligência, ações e vivências).

- Instintos: força natural, a fonte de energia da cultura. Mas devem se acomodar – já que são amorfos – aos objetivos das ações e ganhar forma de exigência cultural. É a natureza da qual o ser humano se descarrega através da cultura. Hábitos básicos estáveis através dos quais a energia é transportada para as funções mais altas, em direção da liberdade criadora.
Exemplo: pianista – trinada dominação motora torna livre para a realização criadora liberta da imediatice da situação, existência apontada para o futuro. O mundo se torna íntimo e disponível. Autodireção e disposição sobre o mundo das coisas = descarregamento.

-Instituições: organização do sistema de instintos. Economia da transformação, distribuição,

Relacionados

  • Construção de terraço e areas de preservação permanente
    5627 palavras | 23 páginas