Handoff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Handoff / Roaming

Resumo Este artigo visa apresentar de forma resumida o que vem a ser Handoff e Roaming. Expor a forma de funcionamento e as diferenças entre Hard Handoff e Soft Handoff.

Palavras-chaves Handoff, Handover e Roaming.

I. Introdução

Handoff ou Handover é o procedimento empregado em redes de comunicação móveis para tratar a transição de uma unidade móvelentre as ERB´s (Estação Rádio Base) de forma transparente ao usuário, de forma a permitir a continuidade dos serviços e aplicações em execução. Por isso, deve ser realizado de forma ágil e sem perda de dados. 
Roaming é definido como a capacidade que um terminal móvel tem para automaticamente efetuar e receber chamadas, enviar e receber dados, ou realizar outros serviços quando viaja para forada área de cobertura da sua operadora, utilizando para isto, a rede visitada.
Podemos observar as diferenças entre handoff e roaming (figura 1).


Figura 1- Diagrama de bloco de uma rede de celular [1]



HANDOFF/HANDOVER

Dentre as questões de sua implantação do handoff estão o fato que a detecção e o início devem ser realizados antes da perda da conexão; há necessidade domonitoramento do estado do sinal para verificar se a potência necessária está sendo atendida, e a identificação da ERB de destino mais adequada. 
Para a tomada de decisão de handoff, é necessário garantir que a queda no nível do sinal medido não foi causada pela atenuação momentâneo desse sinal e que a estação móvel esta realmente se afastando da ERB que o serve. Assim, a ERB monitora o nívelde sinal durante certo tempo antes do handoff ser inicializado (figura 2), de forma que procedimentos desnecessários não ocorram e que procedimentos necessários sejam realizados antes da chamada ser interrompida. 

Fig. 2 – Ilustração de um cenário na borda da ERB.[1]

Teoricamente podemos ter dois tipos de handoff:

* Handoff entre células: O destino e a origem são conectados
aomesmo CCC(Central de Comutação e Controle) ou MSC(Mobile Switching Center).
* Handoff entre sistemas: Ocorre quando um terminal móvel
vai para um outro sistema celular controlado por uma outra MSC.
Neste caso diz-se que o terminal móvel está em roaming.

 Dois métodos são utilizados para verificar a qualidade de transmissão e a necessidade de handoff: 
* Utilizando-se arelação sinal/ruído do tom SAT (Supervisory Audio Tone): a supervisão da relação sinal/ruído é feita de forma continua pelo canal de voz e, caso o valor fique abaixo de um limiar preestabelecido, deve-se transferir a conversação a outra ERB.
* Utilizando-se a intensidade do sinal de radiofrequência RSSI (Radio Signal Strength Indications): o RSSI indica a intensidade do sinal de radiotransmitido, que é supervisionado pela unidade de canal de voz. Compara-se a intensidade média aos valores preestabelecidos. Caso seja superior, solicita-se à estação móvel sua diminuição; caso seja menor, solicita-se seu aumento; e caso já se encontre no valor máximo, solicita-se à central de comutação móvel a transferência da chamada para outra ERB, pois haverá outra ERB oferecendo um serviço de maiorqualidade.
O processo de handoff também pode ser classificado em dois tipos: hard handoff e soft handoff. 

Hard Handoff

Com o uso de antenas setorizadas, quando a estação móvel se movimenta de um setor para outro da mesma CCC, a ERB intercepta o pedido de handoff e inicia a transmissão no novo setor, fornecendo uma conexão paralela. Esta operação é realizada pela ERB, com decisão baseadanos sinais recebidos pelas duas antenas, sendo a CCC apenas notificada da atividade. [3].
A liberação do canal de comunicação entre a ERB antiga e a estação móvel é realizada antes da conexão entre a ERB de destino e a estação móvel. 
Para efectuar o Hard handoff existe vários algoritmo como o que se segue, por exemplo:

Acompanhando do histerese (figura 2).
Sx e Sy são as...
tracking img