Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO: Licenciatura em Educação Física
DICIPLINA: Handebol





1- DESCRIÇÃO DOS EXERCÍCIOS

UNIDADE I- História e evolução do handebol
Com base nos conteúdos estudados na unidade I, responda as seguintes questões.
1. Que países foram referencia paracriação do Handebol Moderno? Cite os países e os jogos que eram praticados em cada um?
Resposta:
* Dinamarca por volta de 1848 o professor Holger Nielsen criou um jogo que se chamava Haaddbold.
*Alemanha foi criador o esporte mais semelhante as regras do handebol moderno, por volta de 1890 com o nome de Raftball que foi adaptado para o campo de futebol no ano de 1912 pelo Secretário de FederaçãoInternacional de Futebol Hirschmann. Onde posteriormente também era praticado o torball, esse jogo era diversão para as mulheres da época.
*Uruguai, Gualberto Valetta é considerado o precursor do Handebol, iniciando de um esporte que se chamava Salon onde futuramente ficou conhecida como Balomano
*Antiga Tchecoslováquia também por volta de 1848 era conhecido um jogo que usavam as mãos com umabola do tamanho de uma maça, chamava-se de Hazena.

2.. Em sua opinião, o handebol de quadra (atualmente jogado com sete jogadores seis na linha e um goleiro) teve sua origem através do handebol de campo? Para fundamentar sua discussão, faça uma comparação entre os motivos da criação do handebol de campo e os motivos da criação do handebol de quadra.
Resposta:
Sem duvida que o handebol dequadra teve sua origem através do futebol de campo, pois o handebol de quadra só foi criado por causa do inverno rigoroso na Suécia. Com isso foi reduzido também os números de jogadores de cada equipe para sete podendo também ser jogado em qualquer estação do ano originando assim o handebol de quadra. Já o handebol de campo era realizado num campo de futebol havendo também um número de onze jogadoresem cada lado da equipe.
3. Como foi o desenvolvimento da pratica do handebol no Brasil?
Resposta:
O handebol surgiu no Brasil após a primeira grande Guerra Mundial que aconteceu entre 1914 – 1918, onde grande números de imigrante em sua maioria eram Alemão, vieram para o Brasil e se estabelecendo na Região Sul pela semelhança do clima Europeu, trazendo contigo o handebol de campo.A primeira Federação Paulista de handebol foi fundada em 26/02/1940 tendo como primeiro presidente Otto Schemelling, porém o handebol de salão foi oficializado somente em 1954 quando foi instituído o primeiro torneio aberto de handebol que foi jogado num campo de futebol do Esporte Clube Pinheiros, campo esse demarcado com cal e balias com caibro de madeiras. Este esporte jogado com setejogadores e um goleiro num espaço menor agradou tanto de tal maneira que a CBD criou um departamento de handebol.
No entanto a difusão do handebol em todos os Estados adveio com a sua inclusão nos jogos Estudantis Brasileiros realizados em Belo Horizontes /MG em Fortaleza/CE em julho de 1971. Em 1979, foi criado o melhor foi fundada a atual Confederação Brasileira de Handebol, queatualmente é localizada na cidade de Aracajú, em Sergipe.

UNIDADE 2- Regras básicas do handebol
Atividade:
As regras básicas do handebol têm como objetivo a educação organizada esportiva e preservar a segurança de sua pratica. Irei colocar algumas regras para que possamos ter noção de como funciona:
BOLA. É permitido lançamento e parada, rebote com auxilio dos braços, cabeça, tronco, coxas menoscom os pés e dar no máximo três passos com a bola na mão.
BLOQUEIO: O jogador pode tirar a bola do adversário com a mão aberta e bloquear a passagem do adversário com o corpo. Porém não é permitido arrancar a bola do adversário com as duas mãos nem com o punho.
AREA DO GOLEIRO: Não é tolerada a invasão nesta área, sendo o time punido com a posse da bola para seu adversário. Se a invasão...
tracking img