Handebol na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1447 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE VALE DO ACARAÚ

HANDEBOL NA ESCOLA.

MACAPÁ
2012
BRENDA PRYSCILLA PINHEIRO LEAL
CARLOS LUIS SOARES DE LIMA
JANIO CESAR PEREIRA DIAS
JULIETE PIEDADE JARDIM
RAFAEL FRANÇA DE ALMEIDA BRAGA
SÔNIA MARIA SANTANA MARQUES
WANDERSON DAYAN TOLOSA MARQUES

HANDEBOL NA ESCOLA.

Trabalho apresentado como requisito avaliativo da Disciplina Metodologia do Esporte Coletivo ll docurso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Vale do Acaraú sob a orientação do professor Charles.

MACAPÁ
2012
BRENDA PRYSCILLA PINHEIRO LEAL
CARLOS LUIS SOARES DE LIMA
JANIO CESAR PEREIRA DIAS
JULIETE PIEDADE JARDIM
RAFAEL FRANÇA DE ALMEIDA BRAGA
SÔNIA MARIA SANTANA MARQUES
WANDERSON DAYAN TOLOSA MARQUES

HANDEBOL NA ESCOLA.

Trabalho apresentado como requisitoavaliativo da Disciplina Metodologia do Esporte Coletivo ll do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade Vale do Acaraú sob a orientação do professor Charles.

Avaliador
___________________________
Profº. Charles.
Nota:_______
Data:_____/_____/____

MACAPÁ
2012
INTRODUÇÃO
Este trabalho relata sobre o handebol na escola atualmente o handebol é um dos esportes maispraticados no âmbito das escolas brasileiras. Cada vez mais popular esta modalidade esportiva, por  conta dos diversos fatores que a envolvem, nos dias atuais. Esta modalidade foi criada na última metade do século XIX na Alemanha com o nome de Raftball. A  implantação do handebol através de uma prática social justificasse pelo fato de possibilitar à criança e o adolescente a preservação de suascaracterísticas, necessidades e interesses, onde cada um terá a oportunidade de através das experiências vivenciadas com a atividade esportiva, construírem seu próprio conhecimento. Através dessa pesquisa será relatado sobre o que é handebol na escola como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, como o desenvolvimento das individualidades, a formação para acidadania e a orientação para a prática social e suas características, facilidade de na aprendizagem e execução natural dos fundamentos, permitiram o emprego da velocidade, movimentação, força nos arremessos, habilidade no manejo da bola, além de proporcionar aos professores a possibilidade de educar pelo jogo.

QUANDO INICIOU O HANDEBOL NA ESCOLA.
O handebol como modalidade de campo, foi introduzidoem São Paulo por imigrantes, principalmente da colônia alemã, no início da década de 30, tendo a Federação Paulista sido fundada em 1940 realizando competições desde então. Atualmente só o campeonato da modalidade de salão vem sendo disputada. O handebol ficou restrito a São Paulo até a década de 60, quando o Professor Augusto Listello (francês) no curso internacional de Santos o mostrou aprofessores de outros estados em forma didática esses professores então o introduziram em seus colégios e assim começou a ser praticado em outros estados. Em 1971, o MEC, em face ao seu crescimento nas escolas inclui o handebol de sete entre as modalidades dos Jogos Estudantis e Jogos Universitários Brasileiros (JEB’s e JUB’s). Com isso o handebol disseminou-se em todo o território nacional, com váriosestados dividindo a partir daí os títulos nacionais.
O QUE É HANDEBOL NA ESCOLA?
A implantação do handebol na escola através de uma prática educativa justifica-se pelo fato de possibilitar à criança a preservação de suas características, necessidades e interesses, onde cada uma delas terá a oportunidade de, através das experiências vivenciadas com a atividade esportiva, construir seu próprioconhecimento. Assim a escola assumirá um papel educacional visando a Construção do conhecimento e não a simples Transferência do conhecimento. Deste modo queremos baseados nos princípios do esporte educacional, dar condições favoráveis para que durante sua vida escolar a criança passe adequadamente por um desenvolvimento integral de sua personalidade esportiva, evitando restringir a prática do...
tracking img